São Paulo, sábado, 08 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra Curta Cinema promove encontro

DA ENVIADA AO RIO

A mostra Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro, que começou no último dia 30, segue até amanhã, com a exibição de 220 filmes, de 40 diferentes países, divididos em 26 programas.
As exibições acontecem em lonas culturais instaladas em diferentes pontos da cidade e em salas do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), Espaço Unibanco de Cinema e MIS. O evento tem patrocínio da Petrobras.
O festival promove também o 1º Encontro Internacional sobre Políticas de Fomento ao Cinema, que termina hoje, com um painel sobre mecanismos de colaboração e intercâmbio cultural.
Na última quinta, além do diretor artístico do Festival de Cannes, Thierry Frémaux, participaram das discussões Elena Villardel, da Ibermedia (um fundo ibero-americano de fomento ao cinema, que reúne 12 países), e Pedro Berhan da Costa, presidente do Instituto de Cinema, Audiovisual e Multimeios de Portugal.
As dificuldades de exibição das cinematografias nacionais foram o principal ponto abordado. Formado na Cinemateca francesa, Frémaux disse: "Antes, mostrávamos a história do cinema, hoje, discutimos sua geografia".
O diretor artístico de Cannes, no entanto, contrapôs as lamentações de cineastas e produtores presentes a respeito da circulação internacional de filmes, lembrando a necessidade de formação de públicos locais. "Para que os filmes circulem, é preciso que haja quem os queira ver."


Texto Anterior: Cinema: Diretor de Cannes "espiona" brasileiros
Próximo Texto: Televisão: Canal GNT exibe documentário sobre os Pistols
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.