São Paulo, segunda-feira, 08 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Filmes discutem a dificuldade de encontrar justiça

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O mundo exterior pesa, embora de formas diferentes, sobre as desgraças que se abatem em dois homens. Em "Taxi Driver" (Cinemax Prime, 17h15; não recomendado a menores de 14 anos), o chofer de praça Robert De Niro mantém uma relação ambígüa com o mundo exterior: ele o observa como que em busca de imperfeições, de perversidades.
Ele as encontra na pessoa da menina prostituta que é Jodie Foster e prepara sua dura resposta ao mundo.
Já o Spencer Tracy de "Fúria" (TCM, 17h55; classificação indicativa não informada) enfrenta uma tentativa de linchamento popular e escapa. A busca pela vingança o tornará talvez tão monstruoso quanto os seus linchadores.
O primeiro filme devemos a um Martin Scorsese que começava a se consagrar, em meados dos anos 70. O segundo, a Fritz Lang, que chegava aos EUA e fazia ali, em meados dos anos 30, seu primeiro filme americano. Grandes filmes em que se discute, entre outras, a dificuldade de encontrar a justiça.


Texto Anterior: Gastronomia: Adrià e Troisgros trocam "clássicos"
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.