São Paulo, terça-feira, 09 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeção ao ar livre depende do bom tempo

DA REPORTAGEM LOCAL

As sessões do "Cinema 16" serão realizadas sempre às terças-feiras, ao ar livre, no "quintal" do Sesc Ipiranga, se (e somente se) fizer bom tempo. Segundo o coordenador Fernando Fialho, o espaço pode comportar até 400 pessoas, em cadeiras e pelo chão.
Não é preciso retirar senhas ou reservar lugar para ter acesso às projeções. A marca da informalidade traduz a intenção dos organizadores de dar "um toque de "Cinema Paradiso'" ao projeto, aludindo ao filme-declaração-de-amor-ao-cinema que o diretor Giuseppe Tornatore fez em 88.
Persistindo a comparação, o papel de Philippe Noiret cabe a Arquimedes Lombardi, 58, presidente da Associação Brasileira de Colecionadores de Filmes. É ele quem empresta ao programa as fitas e os projetores que as exibem.
O acervo da associação -algo em torno de 560 cópias, todas em 16 mm- está guardado na casa de Lombardi e reúne algumas preciosidades, como o russo "O Encouraçado Potemkin" (1925), de Serguei Eisenstein, e, do mesmo ano, o brasileiro "O Segredo do Corcunda", de J. Traversa.
Entre os títulos nacionais, há "113 exibíveis, sem fotogramas faltando e em ótimo estado de conservação", segundo Lombardi. A maioria das cópias foi adquirida de agências de dublagem e filmotecas de grandes empresas, quando o vídeo doméstico substituiu a bitola de 16 mm na função de projeções particulares.
No mês que vem, os cerca de 70 inscritos da associação retomam as reuniões de sábado no auditório da biblioteca do Ipiranga, com projeções e debates. Boa chance para quem acha que o cinema em 16 mm continua em forma. (SA)



O quê: "Nadando em Dinheiro", de Abílio Pereira, com Amácio Mazzaropi
Quando: hoje, às 21h
Onde: Sesc Ipiranga (r. Bom Pastor, 822, Ipiranga, tel. 0/xx/11/3340-2000)
Quanto: entrada franca




Texto Anterior: Cinema: Mazzaropi dá início a sessões gratuitas de cineclubismo
Próximo Texto: Teatro: "SubUrbia" quer retratar juventude sem retoques
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.