São Paulo, quinta-feira, 09 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANÇA

Quasar comemora 15 anos com turnê

INÊS BOGÉA
CRÍTICA DA FOLHA

Longe dos grandes centros, em Goiânia, a Quasar é uma das principais companhias de dança do país. Em 2003 comemora 15 anos, com uma agenda de muito movimento. São turnês nacionais e internacionais e, nos intervalos, o início de uma coreografia nova, em parceria com os Irmãos Campana (os mestres do design). Sem falar na abertura do Espaço Quasar, que abrigará a companhia e uma escola de dança.
A Quasar faz uma dança de arrojo e brasilidade, num ritmo urbano. Patrocinada há quatro anos pela Brasil Telecom (R$ 300 mil por ano), em 2003 a companhia terá também o apoio da Petrobras Artes Cênicas (R$ 400 mil) para o projeto "Quasar Locomove", que levará a coreografia "Empresta-me Teus Olhos" (de 2001) para Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.
A turnê inclui workshops, palestras e uma exposição iconográfica de 16 coreografias. A turnê voa depois para palcos mais distantes: Estados Unidos, Canadá, Espanha, França, Itália, Hungria e Israel.
Em Goiânia, o Espaço Quasar será uma base de pesquisa não só para o grupo, mas para todos os interessados na produção de artes no Brasil. Segundo Henrique Rodovalho, coreógrafo da Quasar, o centro é um compromisso com a cidade: "Um dos objetivos do Espaço é aproximar os bailarinos da dança contemporânea; queremos, com isso, criar oportunidades para que os goianos se tornem presença mais ativa no elenco da companhia".
(No final de 2002 o Grupo contratou dois bailarinos e agora abre vaga para uma bailarina. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 26, pelo tel. 0/xx/ 62/251-5580.)
Para o coreógrafo, o Brasil que se vê na dança da Quasar vai além das referências diretas: "Você ouve maracatu, embolada, forró e não vê o movimento que corresponde a essas danças. O que se vê é um olhar contemporâneo, influenciado por elas". Imagem para selar os 15 anos: uma estrela irradiando energia, um olho descobrindo o Brasil.


Texto Anterior: Artes cênicas: Discípulos de Stoklos encenam 15 criações
Próximo Texto: Teatro: Secretária quer interiorizar Municipal do RJ
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.