São Paulo, quarta-feira, 09 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música

Renato Teixeira toca com os filhos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ao som de "Amanheceu, Peguei a Viola", Renato Teixeira abre sua participação no programa "Ensaio", que vai ao ar amanhã na Cultura. Acompanhado pelos filhos Chico Teixeira e João Lavraz e pela viola, ele interpreta suas composições mais famosas, entre elas "Um Violeiro Toca", "Tocando em Frente" e "Romaria".
Entre uma canção e outra, Teixeira fala sobre o início de sua carreira, há cerca de 40 anos, quando foi de Taubaté a São Paulo para participar de um festival de música da TV Tupi. "Foi o começo da estrada, da minha trajetória", diz.
Em seguida, o compositor comenta sua trajetória pessoal, os músicos e compositores de sua família e a influência do trabalho e da técnica de Noel Rosa em seu modo de compor. E emenda "Quando o Samba Acabou", canção composta pelo poeta da Vila.
Uma das passagens mais interessantes é a em que conta como ele se descobriu compositor: "Aos 9 anos, pensei que, se eu criasse uma música, saberia tocar. Foi quando nasceu o compositor", diz o cantor.
Teixeira fala ainda sobre os festivais de música da Record, de sua primeira gravação ao lado da cantora Gal Costa, da parceria de sucesso e da amizade com Almir Sater e de sua admiração pelo ator Gianfrancesco Guarnieri, de quem foi vizinho. (MARIANA BOTTA)

ENSAIO - RENATO TEIXEIRA
Quando:
amanhã, às 21h
Onde: TV Cultura


Texto Anterior: Rede TV! é condenada a pagar em dia e ter lixeiras
Próximo Texto: Crítica: Longa argentino ensina fidelidade que nos escapa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.