São Paulo, quarta-feira, 09 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Manu Chao traz sua "música de boteco" de volta a São Paulo

Depois de passar por EUA, Europa e Japão, cantor faz show nesta noite na Vila dos Ipês

MARCUS PRETO
DE SÃO PAULO

No ano passado, o francês Manu Chao fez uma série de shows na Virada Cultural Paulista, no interior do estado, estreando uma formação improvável: apenas ele, um guitarrista e um baterista.
Com apenas três ensaios, nem eles acreditavam que aquela fórmula daria certo. Deu. E o trio volta esta noite a São Paulo, depois de percorrer Estados Unidos, Europa e Japão. O show acontece às 22h30 na Vila dos Ipês, com abertura da jovem banda carioca Tono, às 21h30.
Manu tem um filho no Ceará e, para ver a família, vem ao país ao menos três vezes por ano. Cada vez que passa por aqui, aproveita para se apresentar com sua banda.
Em entrevista por telefone, de Fortaleza, ele relembra a gênese do atual projeto.
"Eu e o [guitarrista] Madji gostamos mesmo é de tocar em boteco, com violão e uma batucada atrás. Quisemos transportar esse clima para o palco", diz. "A fórmula parece estranha, mas permite muita improvisação. Dá um sentimento de liberdade."
Nesse processo, ele descobriu que qualquer nova canção precisa ser aprovada nas cantorias dos botequins. E que é no Brasil, mais que no resto do mundo, que essa cultura de fato funciona.
A experiência deve render frutos nos próximos tempos.
Manu tem engatilhados três projetos de álbuns, mas não sabe qual irá lançar primeiro.
Em trio, pretende fazer dois deles. Um CD de rumba e outro reunindo as canções em portunhol escritas nas muitas viagens pelo Brasil.
Outra possibilidade é lançar as gravações de estúdio que fez há um ano, em Londres, com músicos jamaicanos. Mas nada é para agora.
"Não estou no tempo de ficar fechado em frente ao computador. Agora, quero mais continuar tocando em botecos por esse mundo."

MANU CHAO

QUANDO hoje, às 22h30
ONDE Vila dos Ipês (av. Mofarrej, 1.505, tel. 0/xx/11/3835-8198)
QUANTO R$ 100
CLASSIFICAÇÃO 18 anos


Texto Anterior: Música - Crítica/Rock: PJ Harvey retorna cerebral e pudica
Próximo Texto: CDs
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.