São Paulo, segunda-feira, 09 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/CD

Simplicidade garante força de cantora

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REPORTAGEM LOCAL

No primeiro show da temporada de "Sweet Jardim", na última quarta-feira em SP, Tiê fazia valer o nome de passarinho. Ao violão e teclado, acompanhada pela guitarra de Plínio Profeta, sua voz soava fraquinha, frágil e baixa, competindo com o blablablá daqueles que estavam no Studio SP para badalar. Foi o preço a se pagar pela ousadia de levar o inusitado espírito minimalista do disco intacto ao palco, sem concessões. "Sweet Jardim" é um disco pop, mas que requer audição atenta e concentração. Logo na primeira música, "Assinado Eu", ela quebra as expectativas de quem espera mais um disco superproduzido e cheio de ginga típico de algumas cantoras de MPB sem personalidade que surgem às pencas no mercado. Cantoras como Tiê são raras. Isso porque ela reduz as canções ao osso, à essência. A interpretação sensível, contida e sem afetações de "grande cantora", aumenta a força das faixas, cheias de dados autobiográficos -não que haja menção ao fato de ser neta de Vida Alves, a atriz do primeiro beijo da TV brasileira, por exemplo.

Espírito de época
Se as participações especiais do disco não chegam a configurar um movimento musical, não há como negar que o "zeitgeist" contemporâneo esteja presente, principalmente em "Chá Verde". No show, a turma do backing vocal cantou sentada no chão, como se fosse rodinha neo-hippie de intervalo de aula da faculdade. Tiê faz parte dessa geração que não vê distinção entre a música brasileira e a internacional, que não é preconceituosa em termos artísticos e aglutina influências tão díspares quanto bossa nova e Toquinho (que participa da faixa-título) aos estrangeiros Cocorosie, Devendra Banhart e Cat Power.



SWEET JARDIM
Artista: Tiê
Lançamento: independente
Quanto: R$ 16, em média
Avaliação: bom
Show: às quartas-feiras de março, às 22h, no Studio SP (r. Augusta, 591, SP, tel. 0/xx/11/ 3129-7040; grátis; não indicado a menores de 18 anos); até 25/3




Texto Anterior: Ação entre amigos
Próximo Texto: "Sons & Sonidos" une brasileiros e latinos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.