São Paulo, quarta-feira, 09 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA MPB

Pop e solar, novo álbum flagra a artista mais firme e madura

EDITORA DO GUIA FOLHA

Por sua graça, sua simplicidade voz e violão, o primeiro CD de Tiê, "Sweet Jardim", é daqueles que dão vontade de ouvir até gastar. Era fácil simpatizar com as letras e a atmosfera melancólica.
Mas era fácil também enjoar -isso não é um defeito, o minimalismo é característica de muitos clássicos e soa melhor em pequenas doses. É provável que isso demore mais a acontecer com "A Coruja e o Coração".
Essencialmente, é a mesma Tiê, que dispensa truques, recursos eletrônicos, conhece seus limites vocais e não se arrisca em duvidosos arroubos -ainda que sua interpretação esteja agora mais firme e madura.
A mudança está nas letras, agora solares, e na diversidade sonora.
O folk ainda é determinante, mas atualmente ele se reveza em momentos mais lentos ("Piscar o Olho") e se acelera nos marcantes acordes do banjo, como em "Hide & Seek", de Tiê e Thiago Pethit.
O produtor Plinio Profeta, o mesmo do primeiro trabalho, traduziu esse novo espírito em arranjos mais sofisticados e numa maior variedade de instrumentos.
Assim, além do banjo, o acordeão de Marcelo Jeneci dita o ritmo crescente de "Só Sei Dançar com Você", feliz interpretação para a composição de Tulipa Ruiz; e o violão flamenco cria o clima dramático para a versão de "Você Não Vale Nada", de Dorgival Dantas -superhit da banda Calcinha Preta.
"Na Varanda da Liz", homenagem à filha pequena, abre o álbum e já foi eleito como o primeiro single. É a mais pop do álbum. Não é a melhor, mas serve como cartão de visitas para o grande público conhecer o inspirado universo de Tiê.(ADRIANA FERREIRA SILVA)

A CORUJA E O CORAÇÃO
ARTISTA: Tiê
LANÇAMENTO: Warner Music
QUANTO: R$ 25, em média
AVALIAÇÃO: ótimo


Texto Anterior: Música: Menos melancólica, Tiê leva sua turma a novo CD
Próximo Texto: Ortinho se aproxima do pop em CD de colaborações
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.