São Paulo, Terça-feira, 09 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Baladas


Quatro cavaleiros solitários do pop alternativo americano estão nas lojas de discos nos EUA e Europa levando a bandeira da canção a serviço das dores do coração


BILL CALAHAN

LÚCIO RIBEIRO
Editor-adjunto da Ilustrada

Vez ou outra, de algum canto da América, surge uma voz no rock e pede a palavra. Velho de guerra no underground pop americano, Bill Callahan é o cara da hora, com algo a dizer, da Georgia, para quem quiser ouvir.
A banda liderada por Callahan, Smog, acaba de lançar "Knock, Knock", que recebeu enxurradas de críticas positivas na Inglaterra, elogios rasgados também na França e já prepara para o mês que vem, no Reino Unido, turnê de proporções inéditas para os quase dez anos de carreira da banda.
Bill Callahan é um dos bambas do movimento lo-fi do rock americano e influência assumida de bandas bacanas como o Pavement. Canções minimalistas, ritmo lento, guitarra estridente, um barulho aqui, um silêncio ali, letras lamuriosas compostas por almas atormentadas.
O que Bill Callahan tem a dizer, e diz neste majestoso "Knock Knock", é que ele precisa ir para o campo para recomeçar sua vida ("Let's Move to the Country"). Que ele sai quase todas as noites para guiar até o lugar mais alto que ele encontra, para ficar parado na beira de um penhasco, vendo o vento arrancar folhas das árvores, sentindo cada suspiro desafiar a morte ("River Guard").
A belíssima voz de Callahan pode machucar os ouvintes que se encontram em fase sentimental delicada. As canções de "Knock Knock", como a arrasadora "I Could Drive Forever", têm o poder de deixar incuráveis feridas quase cicatrizadas.
"Knock Knock" é um dos álbuns top deste início de 1999 e altamente recomendado.
Mas, se você atravessar períodos de aflição e encontrar no caminho alguém com este disco na mão, mude de calçada. Ou afunde de vez na melancolia.

Disco: Knock Knock
Banda: Smog Lançamento: Domino, importado


Onde encontrar/encomendar: "Knock Knock" e os demais discos citados nesta página podem ser encontrados ou encomendados nas lojas London Calling (tel. 011/223-5300), Sweet Jane (tel. 011/ 288-4847), Bizarre (tel. 011/220-7933) e Velvet (tel. 011/221-8947)

Texto Anterior: Outro canal: Serra discute Aids com travesti na sexta-feira
Próximo Texto: Bonnie "Prince" Billy
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.