São Paulo, Terça-feira, 09 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BONNIE "PRINCE" BILLY

JOSÉ FLÁVIO JÚNIOR
especial para a Folha

Aumenta que isso aí é lo-fi. Will Oldham é um músico que não consegue passar dois anos sem trocar o nome de sua banda. Desde a o álbum de estréia de 1993, ele já usou Palace Brothers, Palace Music, Palace Songs, Palace e até o próprio nome, em "Joya" (97).
Em seu sexto disco, "I See a Darkness", pode-se ler no topo do encarte: Bonnie "Prince" Billy. E é por esse pseudônimo que ele pretende ser chamado pelo resto do milênio. Conhecido e muito respeitado no cenário alternativo americano, Oldham desenvolveu um estilo calcado em Velvet Underground, Leonard Cohen, Bob Dylan.
Utilizando técnicas de gravação low fidelity, ele sempre conseguiu angariar admiradores de atmosferas intimistas. A impressão que se tem quando ecoam os primeiros acordes de qualquer disco de Oldham é a de que ele está tocando só para a gente, no nosso quarto ou no banco traseiro do carro.
A novidade em "I See a Dakness" é apenas lírica. Oldham agora flerta com uma comicidade ausente em sua carreira até então. Ainda que sutil e despedaçado, o humor é seu novo aliado na árdua tarefa de tocar corações.
O álbum abre com "A Minor Place". Difícil falar da música, uma vez que perfeita. Um discreto piano conduz a obra-prima que fala de amor comprado e cicatrizes causadas pela última tempestade.
A canção que dá nome ao disco talvez perfaça o momento mais arruinado: "Oh não, eu vejo uma escuridão/ e você já sabe o quanto te amo/ é uma esperança que, de alguma maneira,/ você possa me salvar dessa escuridão". E nas trevas ela chega ao fim.
E o humor? Está em "Death to Everyone". "Morte pra todo mundo/ vai chegar/ e isso faz regar com mangueira/ ser muito mais divertido". Não dá pra rolar no chão, mas o taciturno Oldham tenta.
Já é possível afirmar que "I See a Darkness" é um dos discos do ano. A capa horrenda camufla sua beleza. Vai ser difícil alguém soar mais baixo e/ou criativo que Bonnie "Prince" Billy em 1999.

Disco: I See a Darkness
Artista: Bonnie "Prince" Billy
Lançamento: Palace Records (importado)



Texto Anterior: Disco/Lançamentos - Baladas: Bill Calahan
Próximo Texto: Elliott Smith
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.