São Paulo, Terça-feira, 09 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELLIOTT SMITH

especial para a Folha

Já recomendado nesta página de discos, o álbum "XO", de 98, não é a única pérola do cantor e compositor americano Elliott Smith. A reboque de "XO", seus três álbuns anteriores, gravados em caráter independente, voltaram às lojas.
No segundo semestre de 1998, "Roman Candle" (94), "Elliott Smith" (95) e "Either/Or" (97) penetraram no mundo pop europeu. Aproveitando o marketing de "XO", lançado nos EUA pela Dreamworks, a pequena Domino lançou os primeiros trabalhos de Smith, colecionando críticas entusiasmadas.
Depois de abrir algumas apresentações para o badalado grupo escocês Belle & Sebastian, Elliott Smith conseguiu entrada fácil no velho mundo. Mas reconhecimento e assédio da mídia não são coisas que movem esse texano.
Trovador, Elliott chegou à fase adulta tentando cometer suicídio. Há dois anos, pulou de um penhasco. Sofria as dores de um relacionamento terminado.
Graças a uma árvore, que interrompeu a queda, o músico prosseguiu com a carreira, emplacando uma inusitada indicação ao Oscar de melhor canção por "Miss Misery", de "Gênio Indomável".
"Either/Or" foi concebido em meio a bebedeiras. Alguns amigos do cantor decidiram interná-lo numa clínica para desintoxicação, poucos meses após o lançamento.
O disco despeja uma dúzia de pop songs, ora recheadas de melancolia, ora de dor. Predominam os relacionamentos delicados e as paixões não-correspondidas.
Do murmúrio arrepiante de "Speed Trials", abrindo o disco, à desesperança lírica da perfeita "Ballad of Big Nothing", a fragilidade do moço se faz presente.
Pouco a pouco vai-se entendendo os devaneios de Elliott. De lambuja, as melodias ficam impregnadas no coração do ouvinte.
O álbum consegue ser tão bom que rachou a crítica mundial. Algumas publicações inglesas seguiram a americana "Spin" e apontaram "XO" como um dos melhores disco de 1998. Outras preferiram "Either/Or". Sábio é ficar com ambos. (JFJ)
Discos: Roman Candle, Elliott Smith e Either/Or
Artista: Elliott Smith
Lançamentos: Domino (importados)



Texto Anterior: Bonnie "Prince" Billy
Próximo Texto: Vic Chesnutt
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.