São Paulo, Terça-feira, 09 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTROS LANÇAMENTOS - BLUES

Little Walter
Esse trabalho do gaiteiro Little Walter é o melhor da série de blues produzida pela gravadora Delmark e lançada pela Abril Music. Reunindo faixas gravadas originalmente no início dos anos 50, a coletânea traz Walter mostrando porque o seu timbre encorpado e seu fraseado quase jazzístico eram os preferidos dos músicos que habitavam os estúdios de Chicago na época. Obrigatório para gaiteiros.
(EDSON FRANCO)


Otis Rush
Um disco ao vivo do guitarrista Otis Rush pode ser tanto cativante quanto decepcionante. "So Many Roads" (Abril), gravado em 1975, se enquadra na segunda categoria e mostra um Rush burocrático. Todas as notas estão nos lugares certos, mas falta à performance aquele viço responsável pela eternidade do blues. Se comparadas às versões originais, canções como "All Your Love" dão uma pálida idéia da importância do guitarrista. (EF)


Memphis Slim
Além de ser um dos mais versáteis pianistas de blues, Memphis Slim sempre soube descobrir talentos. No caso de "Memphis Slim U.S.A." (Abril), disco gravado em 1954, a curiosidade é a aparição do então novato guitarrista Matt "Guitar" Murphy, responsável por acrescentar um toque de urbanismo à música suingada de Slim. As 12 faixas do disco se equilibram na tênue linha que separa o blues das formas seminais do jazz. (EF)


Big Joe Williams
"Piney Woods Blues" (Abril), do cantor e violonista Big Joe Williams é indicado apenas para admiradores das raízes mais profundas do blues. Tudo é muito rústico e seco. A garganta do músico parece revestida com algum material espinhoso, seu violão agrega valores melódicos (com as cordas) e percussivos (com o corpo). Vencida a resistência natural à crueza da produção, o ouvinte identifica os alicerces de quase tudo o que se ouve hoje. (EF)


Texto Anterior: Vic Chesnutt
Próximo Texto: Arnaldo Jabor: O Brasil balança entre "Rui Barbosa" e "Jeca- Tatu"
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.