São Paulo, Terça-feira, 09 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MONDO BARBIE

Em quatro décadas, a Barbie apareceu com mais de 45 nacionalidades e interpretou 75 personagens diferentes, de candidata a presidência a rock star, atleta, executiva, dentista, aeromoça, bombeira, noiva, princesa, astronauta, modelo e militar.

A Mattel cria quase 90 modelos diferentes de Barbie por ano, incluindo seus amigos e família.

Em 97 (os números de 98 ainda não estão disponíveis), a Mattel comercializou mais de 120 diferentes versões da Barbie, colocando a boneca como o principal produto da empresa: representa US$ 1,9 bilhão de vendas ou 40% do faturamento total de US$ 4,8 bilhões da Mattel, no mesmo ano. A empresa possui escritórios em 36 países e comercializa seus produtos em mais de 150 países.

Um bilhão de peças de vestuário tem sido produzidos desde 59 para Barbie e seu clã.

Quase 96 milhões de metros de tecidos (96 mil quilômetros) já foram usados para produzir seu guarda-roupa.

O maior sucesso da Barbie foi a Totally Hair Barbie, com cabelos até os pés.

A Mattel abriu seu capital em 1960 e em cinco anos entrou para o ranking das 500 maiores companhias americanas.

A modelo Twiggy inspirou a Barbie em 67, a primeira da era de bonecas-celebridades. Usava minissaia de listras largas, calcinha amarela e botas.

O primeiro estilista a desenhar um guarda-roupa para a Barbie foi Oscar de la Renta, nos anos 80. A noiva brasileira data de 90, e a coleção com modelos do estilista de luxo Conrado Segreto, de 93. A versão alta-costura tem 110 bonecas, vestidas por 55 estilistas. Christian Dior, Lacroix, Claude Montana, Guy Laroche, Paco Rabanne, Pierre Balmain, Ted Lapidus, Louis Ferraud, entre outros, criaram modelos especiais para ela. Só as maisons Chanel e Yves Saint Laurent se recusaram a fazer as roupas. O projeto virou mostra em Mônaco, que tinha como madrinha a princesa Stephanie de Mônaco, que brincava de Barbie e doou duas de suas bonecas ao evento.

A Barbie Malibu, mais simples e mais barata, também a primeira a vir com a pele bronzeada, apareceu em 71.

A Summit Barbie comemorou o fim da Guerra Fria entre os EUA e União Soviética, em 1980, no mesmo ano em que chegaram ao mercado a Barbie negra e a hispânica.

A Barbie candidata à República veio em 92.

Army Barbie, também de 92, representou uma médica sargento alistada na Missão Tempestade no Deserto (a guerra entre Estados Unidos e Iraque).

A Barbie Friendship comemorou a queda do Muro de Berlim, em 1980.

Barbie tem 38 bichinhos de estimação: 17 cachorros, 13 cavalos, 3 pôneis, 5 gatos, um papagaio, um chipanzé, um panda, um leão, uma zebra e uma girafa.

Em 1976, no bicentenário da independência dos EUA, a Barbie foi colocada numa cápsula do tempo, que só será aberta em 2076.

Em 94, comemorando seus 35 anos, foram lançadas réplicas das Barbies número 1 em versão loura e morena.

A miss Barbie, de 1960, foi a primeira a ter pernas dobráveis.

A American Girl, de 65 e 66, tem variações de cabelo e cor dos lábios. Foi a primeira a não vir com as orelhas furadas, atualmente a mais popular entre os colecionadores por causa das roupas -tailleurs e twin-sets em estilo Chanel, inspirados em Jacqueline Kennedy. A primeira-dama inspirou, por sua vez, a Barbie Red Flair, lançada em 61.



Texto Anterior: Aniversário: Barbie
Próximo Texto: Na noite, ela é objeto de culto
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.