São Paulo, segunda-feira, 09 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro traz histórias inéditas de Hellboy

Criação do desenhista Mike Mignola virou filme em 2004 dirigido por Guillermo del Toro, de "O Labirinto do Fauno"

"Paragens Exóticas" reúne cenas com o anti-herói enfrentando aberrações e bebendo em um navio com marujos mortos há séculos


PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ele é vermelho e chifrudo, possui uma longa cauda e há profecias que apontam que esteja diretamente relacionado com o fim do mundo. Ou seja, não é à toa que seu nome é Hellboy (menino do inferno). E o livro "Paragens Exóticas", lançado neste mês no Brasil, traz histórias em quadrinhos inéditas deste personagem.
Hellboy é criação do roteirista e desenhista Mike Mignola.
Fã de literatura de fantasia e de terror e desenhista experiente, com passagens por Batman e Superman, Mignola tem um jeito próprio de contar histórias. São cenas com grande valorização de tons sombrios.
Ele é um anti-herói em vários sentidos. É poderoso e bem-intencionado, mas está fadado a um futuro terrível. Em suas aventuras, enfrenta vampiros, fantasmas e aberrações inumanas. Uma vez que ele próprio é uma espécie de monstro, pelo menos na aparência, esses combates fazem com que ele lute, ao mesmo tempo, contra as criaturas ali presentes e a contra a possibilidade de se tornar uma delas.
As histórias reunidas em "Paragens Exóticas" trazem cenas como Hellboy bebendo em um navio abandonado com marujos mortos há centenas de anos, combatendo sereias poderosas descendentes de uma feiticeira maligna ou ouvindo conselhos do espírito de um feiticeiro africano. São imagens ricas em fantasia e horror que dão um ar cinematográfico à HQ. Tanto que o personagem virou filme em 2004, dirigido por Guillermo del Toro, de "O Labirinto do Fauno", e estrelado por Ron Perlman. Há uma continuação prevista para agosto de 2008.
A série de Hellboy pode ser classificada como de aventura e terror, com brigas, monstros e profecias, somadas a um tom de super-heróis. As histórias também têm um ar de homenagem à cultura de ficção e suspense. Mas, como o próprio Hellboy demonstra, com sua aparência demoníaca e atitudes humanas, as aparências às vezes enganam.


HELLBOY - PARAGENS EXÓTICAS
Autor:
Mike Mignola
Editora: Mythos
Quanto: R$ 34,90 (156 págs.)


Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Nelson Ascher: Como o rei de um país chuvoso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.