São Paulo, sexta-feira, 09 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Xuxa e Michael Jackson são hits de festas no país

Cantores possuem músicas mais ouvidas, segundo verificação feita pelo Ecad

Para arrecadar direitos autorais, o órgão começou a fazer fiscalização de aniversários e casamentos usando gravadores digitais


THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Xuxa pode ter perdido o reinado na televisão, mas nas festas ela ainda é poderosa. Atrás apenas do tradicionalíssimo e universal "Parabéns a Você", uma música da cantora e apresentadora aparece em segundo lugar na lista das canções mais tocadas em comemorações.
O "Parabéns da Xuxa" foi a segunda música mais executada em eventos no Brasil, segundo avaliação do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Depois, aparecem canções interpretadas por Black Eyed Peas ("Boom Boom Pow"), Gloria Gaynor ("I Will Survive") e Michael Jackson ("Thriller").
Órgão responsável por fiscalizar e distribuir o que se arrecada com direito autoral no país, o Ecad começou, em julho do ano passado, a verificar quais canções eram ouvidas em festas diversas (casamentos, aniversários), formaturas etc.
A primeira distribuição do dinheiro referente ao direito autoral desse novo segmento abordado pelo Ecad foi feita apenas no início deste ano. A segunda distribuição ocorrerá até o final deste mês.
O objetivo de criar essa categoria de arrecadação seria "contemplar músicas que não costumam mais ser ouvidas nas rádios e TVs, mas que continuam a serem tocadas em festas", afirma Mario Sergio Campos, gerente executivo de arrecadação do Ecad. "Isso acontece com o próprio "Parabéns a Você". Não toca nas rádios, na TV, e seus compositores não eram contemplados [com o pagamento de direito autoral]. Mas essa sempre tocou em diversas festas."
A pesquisa do Ecad é feita por meio de 21 aparelhos que se assemelham a um gravador digital. Eles são instalados nos locais de eventos e gravam o que foi tocado. "No dia seguinte, um técnico retira o equipamento e ouve as músicas que estão gravadas." Os responsáveis pelas festas e eventos têm de fazer o pagamento ao Ecad, que então faz o repasse aos compositores das canções. Essa verificação é feita em 15 capitais do Brasil.
Até agora sujeitos a fiscalização presencial de um técnico do Ecad, clubes noturnos e boates deverão receber esse tipo de aparelho. O segmento de festas é a mais recente categoria de verificação de direito autoral criada pelo Ecad. Outras são: rádio, televisão, televisão por assinatura, música ao vivo, Carnaval e festa junina.
Se nos resultados do Ecad brilham Xuxa, Black Eyed Peas, Rihanna e Michael Jackson, em festas conhecidas de São Paulo o resultado é diferente. Veja ao lado o ranking das mais tocadas em três noites de pop e rock paulistanas.

Ouça algumas das músicas

www.folha.com.br/100982



Texto Anterior: Billabong vai de rock e surfe
Próximo Texto: Mudança no direito autoral abre nova frente de guerra na cultura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.