São Paulo, domingo, 09 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOCUMENTÁRIO

Laurence Wahba registra aventura do navegador na Antártica


Cinegrafista dos tubarões encara "fúria" de Amyr Klink

DA REPORTAGEM LOCAL

Ele ganhou prêmio internacional, mas está mesmo famoso pelas aparições do "Domingão do Faustão". Na TV, Laurence Wahba, especializado em filmagem submarina, é audiência garantida com suas imagens de tubarão.
No início deste ano, o cinegrafista registrou as profundezas do mar gelado da Antártica, a quase dois graus abaixo de zero.
Filmou o acasalamento da foca leoparda, animal, segundo Wahba, muito mais perigoso do que qualquer tubarão. Essa cena, no entanto, não irá alegrar o domingo de Faustão. Faz parte do documentário "Antártica - O Continente Gelado com Amyr Klink", sobre recente expedição do mais famoso navegador do país.
O filme é uma produção da Canal Azul, da qual Wahba é associado, com o National Geografic, que pretende exibi-lo no próximo semestre. De acordo com decreto da Agência Nacional de Cinema, está orçado em R$ 525,7 mil, valor alto para os padrões brasileiros.
Na viagem de 76 dias feita a bordo do Paratii 2 (veleiro de R$ 5 milhões), Klink comandou quatro tripulantes. Acostumado a aventuras solitárias, viveu dias de tensão com a tripulação.
Ondas de mais de 20 metros, ventos de 150 km/h e temperaturas de até -12C ajudaram a transformar o veleiro numa mistura de "Big Brother" com "No Limite".
Três membros literalmente abandonaram o barco antes do final da travessia. No fim da empreitada, segundo o diário de bordo publicado em seu site, Klink disse: "Terminamos, terminamos, terminamos".
O documentário não explora convivência, histórias humanas. Olha para dentro do barco só para mostrar a "fúria" do navegador e de sua equipe com os obstáculos. Seu foco é externo, o gelo, o mar, a fauna. (LAURA MATTOS)



Texto Anterior: Novelas da semana
Próximo Texto: TransTV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.