São Paulo, quarta-feira, 09 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretor revê a luta armada "em tempos antiutópicos"

Silvio Da-Rin apresenta o filme "Hercules 56" em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

O documentário "Hercules 56" remonta a 1969, quando a liberdade de 15 presos políticos brasileiros foi trocada pela do embaixador norte-americano Charles Elbrick, seqüestrado numa ação da luta civil armada contra a ditadura militar.
Ao apresentar o título em pré-estréia, ontem, em São Paulo, o diretor Silvio Da-Rin disse que "estamos vivendo tempos liberais, antiutópicos" e que seu filme pretende "pensar sobre o passado, não de forma nostálgica, mas crítica".
Amanhã, Da-Rin participa de debate sobre o filme, em São Paulo, ao lado de dois de seus personagens -os ex-guerrilheiros José Ibrahin e Ricardo Zarattini, do grupo dos 15 trocados na negociação, que inclui ainda o atual ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, o deputado cassado José Dirceu e o ex-deputado petista e candidato derrotado ao governo do Rio de Janeiro Vladimir Palmeira. Todos dão depoimentos ao documentário.
O debate de amanhã, promovido pela Folha e pelo Cine Bombril, ocorrerá após a sessão que "Hercules 56" terá na sala, às 20h, na programação do projeto Folha Documenta.
Como de hábito, os ingressos estarão disponíveis para a retirada gratuita na bilheteria do Cine Bombril (Conjunto Nacional, av. Paulista, 2.073), uma hora antes do início da sessão.
"Hercules 56" estréia em circuito comercial na próxima sexta-feira, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. O filme foi apresentado pela primeira vez em novembro passado, no encerramento do 39º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Antes da primeira exibição pública de seu documentário, Da-Rin afirmou que "a liberdade não é gratuita" e homenageou os guerrilheiros/personagens, dizendo: "São guerreiros. Continuam guerreiros hoje, trabalhando a seu modo, com um forte compromisso com a questão nacional, para fazer esse país mais justo".


Texto Anterior: João Pereira Coutinho: O casamento segundo Sondheim
Próximo Texto: Teatro: Peça se inspira em músicas de Gonzaguinha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.