São Paulo, quarta-feira, 09 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/MPB

Imbatível em samba-canção, Nana é a melhor intérprete da obra de Caymmi

DA SUCURSAL DO RIO

Há quem reclame de Nana gravar mais um CD com músicas do pai. Mas será que foi ruim Ella Fitzgerald ter feito três discos com a obra dos Gershwin? E será que, com exceção do próprio, há alguém melhor do que Nana para cantar Dorival Caymmi?
Se o assunto são os sambas-canções, ela é imbatível, pois tem toda a dramaticidade que o gênero pede, mantendo distância da frieza técnica de outras cantoras -aliás, é aí que se distingue uma cantora de uma intérprete; Nana é uma destas.
É preciso ser um ouvinte um bocado frio para ficar imune a "Adeus", "Desde Ontem", "Não Tem Solução", "Você Não Sabe Amar" e "Eu Sem Maria" apenas porque as músicas estavam em "O Mar e o Tempo", CD de 2002 em que, a pedido da gravadora EMI, Nana misturou sambas-canções às canções praieiras. "Adeus", em especial, pertence a ela, não dá para imaginar com outra.
Na sua quinta versão de "Só Louco", quando parece não haver mais o que inovar, Nana surge com um vocalise belíssimo sobre introdução criada por Cristóvão Bastos -autor dos arranjos ao lado de Dori Caymmi, irmão da cantora.
Na pouco conhecida "Horas", que gravou apenas uma vez (em 1993), ela exibe a grandeza de sua voz e a precisão do pai na interpretação dos sete versos embalados em notas longas. "Sábado em Copacabana" ganha uma versão mais noturna do que a de Maria Bethânia, e tão bonita quanto. Também não cansa ouvi-la mais uma vez em "Nem Eu", "Valerá a Pena", "Saudade" e outras.
Reclamar de Nana cantando Caymmi é, de certa forma, endossar o "museu de grandes novidades" com que a indústria cultural entope ouvidos e consciências. Se todos fôssemos um pouco Nana e Dorival, a vida não seria assim. (LFV)

QUEM INVENTOU O AMOR
Gravadora:
Som Livre
Quanto: R$ 28, em média
Avaliação: ótimo


Texto Anterior: Nana canta por "obrigação com os filhos"
Próximo Texto: Gimenez pode ser freira em "Desperate" brasileiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.