São Paulo, sexta-feira, 09 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio recebe amanhã novo festival de curtas globais

DA REPORTAGEM LOCAL

Um mundo unido pela linguagem universal do cinema é a idéia que move o Pangea Day, um inédito festival gratuito de curtas que acontece amanhã, simultaneamente em seis cidades: Rio, Los Angeles, Londres, Cairo (Egito), Mumbai (Índia) e Kigali (Ruanda).
No Rio, o evento acontece no Morro da Urca, a partir das 15h, e as entradas, distribuídas pela internet, já estão esgotadas. O canal por assinatura Multi-show fará transmissão ao vivo para todo o Brasil, e será possível assistir ainda na internet, no site www.pangeaday.org.
O festival reúne 24 filmes, selecionados em uma competição internacional, além de apresentações musicais (no Rio, o convidado é Gilberto Gil) e discursos de celebridades como a jornalista Christiane Amanpour, da CNN, o músico e ativista Bob Geldof e a rainha Noor, da Jordânia.
A idealizadora do evento, a cineasta Jehane Noujaim (diretora do premiado "Control Room", sobre a rede de TV Al Jazeera) disse à Folha que a intenção do Pangea é "dar voz aos que não têm voz".
"Há muitas histórias pessoais que acabam não sendo contadas, perdem-se entre os filtros dos canais de comunicação, dos governos. Num mundo onde as pessoas vivem divididas por fronteiras, por conflitos e por suas próprias diferenças, é fácil perder de vista o que temos em comum. O Pangea Day busca ajudar as pessoas a se verem umas nas outras por meio do poder dos filmes."
Entre os 24 curtas selecionados, há um que se passa no Brasil: "Meninos", dirigido pelo argentino Ernesto Molineros.


Texto Anterior: Longa é o último de Jece Valadão
Próximo Texto: Última Moda - Alcino Leite Neto: A odisséia de Miyake
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.