UOL


São Paulo, segunda-feira, 09 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Disco baila no fio da navalha

DA REPORTAGEM LOCAL

Artista séria e compenetrada, Marina Lima sabe que baila no fio da navalha quando tem de desdizer alguns de seus princípios para, segundo seus próprios termos, voltar aos braços do povo.
Uma das marcas de sua trajetória tem sido o fato de ela sempre extrair das "últimas tendências" a fonte para ir construindo uma obra muito pessoal -mesmo que o preço seja seus discos soarem transitoriamente datados tempos depois. "Acústico MTV" é o reverso. Coloca-a na esteira da "penúltima tendência", com o agravante de que tal tendência é regressiva, de fim de século e não de início de um outro.
Movediça, Marina luta contra o sufoco dessa situação. O seu é quase um acústico de piano, nunca um de orquestras fofas de cordas aveludadas. É áspero, não simplifica versões de obviedades tais como "Fullgás" (84), "Pra Começar" (86), "Uma Noite e Meia" (87). Complica-as, até.
No limite, transforma a puída "Charme do Mundo" (82) num drum'n'bass (mas não uma bossa) à moda de Fernanda Porto.
Mas não há jeito. Em tudo isso aí o disco se faz ouvir sisudo demais para um "Acústico MTV", "Acústico MTV" demais para uma Marina Lima.
Projeta, ainda, uma exposição: cantando ao vivo, ela coloca a nu as dificuldades que ainda sente ao cantar, pronunciando em golpes várias letras "p", "t" e "c". Parece a admissão de um limite, ou então um laço que ela, podendo, ainda resiste em desatar.
Seu disco só vai soar realmente envolvido e quente na tímida colaboração das três faixas inéditas, "A Não Ser Você", "Sugar" (ambas em parceria com Alvin L.) e "Arco de Luz" (o dueto com Martinho da Vila).
É em "A Não Ser Você", cantada com Alvin, que Marina consegue aliciar a síntese. A instrumentação é sofisticada, persegue-se o pop, parece uma canção de amor.
Mas não é. Poderiam ser de amor versos como "Eu vim aqui sem medo/ querendo me render/ dizer que mesmo longe/ eu estava com você/ perdão", mas lembram antes o diálogo de uma cantora com cada um de seus possíveis ouvintes.
(PEDRO ALEXANDRE SANCHES)


Acústico MTV   
Artista: Marina Lima
Lançamento: EMI
Quanto: R$ 28, em média



Texto Anterior: Música: Marina Lima tenta "refazer elo com Brasil"
Próximo Texto: Artes: Artistas retratam em NY a nova e a velha Cuba com livro e exposição
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.