São Paulo, terça-feira, 09 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme mostra vida de tops brasileiras

Documentário que a SPFW lança na semana que vem traz depoimentos de Gisele, Raquel Zimmermann, entre outras

"Top Models - Um Conto de Fadas Brasileiro" também tem uma ponta de ficção, misturando história de uma estreante a casos de sucesso


ALCINO LEITE NETO
VIVIAN WHITEMAN
ENVIADOS ESPECIAIS AO RIO

A moda brasileira já possui um bom número de histórias para serem contadas. No entanto, até agora foram poucos os livros que buscaram abordá-las, e mais raros ainda foram os filmes. O novo documentário "Top Models - Um Conto de Fadas Brasileiro" é a primeira tentativa de registrar em imagens uma parte fascinante dessa história: a das garotas que saíram dos grotões do país para se transformarem em estrelas mundiais da moda.
Dirigido pelo carioca Richard Luiz, o filme traz depoimentos das principais tops brasileiras, como Gisele Bündchen, Raquel Zimmermann, Isabeli Fontana, Adriana Lima e Carol Ribeiro. Elas falam do início da carreira, da ascensão ao panteão fashion e dos seus planos para o futuro, após deixarem essa profissão que dura o mesmo tempo que a juventude.
O lançamento do documentário acontece no próximo dia 15, durante a SPFW (São Paulo Fashion Week), numa festa para mil convidados no shopping Iguatemi. No final de julho, o filme será exibido em versão digital em cinco capitais brasileiras (São Paulo, Rio, Salvador, Porto Alegre e mais outra, ainda em negociação). Em dezembro, chega ao DVD. Uma cópia em película será feita para exibição internacional.
Produzido pela Protótipo Filmes e pela Luminosidade, que organiza a SPFW, "Top Models" custou cerca de R$ 800 mil. Os primeiros depoimentos e imagens foram feitos durante a produção de um calendário com 25 modelos, em 2005. Na época, não havia a pretensão de transformar o material num longa-metragem. "Mas vi que poderia ser algo maior do que uma série de entrevistas. Poderia ter um ponto de ficção misturado com depoimentos reais", afirma o diretor.
Foi feito, então, um roteiro (por Renata Terra) que, em paralelo às declarações das tops consagradas, contava a história de uma modelo estreante, Luana, e suas agruras para conseguir um lugar ao sol. Cenas ficcionais foram acrescidas às verdadeiras, tudo conduzido pela voz de uma narradora, "interpretada" pela atriz Alice Braga.
O filme levou quatro anos para ser concluído. "Gastamos muito tempo para obter a liberação de imagens de desfiles e publicidades de grandes grifes estrangeiras", justifica Luiz, que atua desde 2001 como diretor de produtos audiovisuais da SPFW. A agenda agitada das tops também atrasou o longa. Ele precisou correr atrás delas, com sua equipe de duas pessoas, pelas principais cidades da moda -Paris, Milão, Nova York e Londres.
Os depoimentos das modelos são a melhor coisa do filme. Elas falam com simplicidade e franqueza sobre suas carreiras, revelando como seus "contos de fadas" foram construídos com trabalho, perseverança e, claro, um pouco de sorte.


Texto Anterior: Vinho: Europa desiste de projeto para rosé de corte
Próximo Texto: Modelos têm histórias semelhantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.