São Paulo, terça-feira, 09 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

A História de Ruby Bridges
SBT, 14h.

(Ruby Bridges). EUA, 1997. Direção: Euzhan Palcy. Com Chaz Monet, Penelope Ann Miller, Kevin Pollak. Ruby Bridges (Monet) é mais uma heroína da luta dos negros contra a discriminação nos EUA. No caso, ela é a primeira negra a ingressar, nos idos de 1960, em uma escola anteriormente só para brancos de Nova Orleans. Os agentes federais a escoltarão. Mas isso não impede o preconceito. Ruby Bridges, seja quem for, deve ter triunfado sobre o preconceito, caso contrário não teria virado tema de telefilme.

O Defensor
Globo, 15h35.

(Forest Warriors). EUA, 1996, 93 min. Direção: Aaron Norris. Com Chuck Norris, Max Gail, Terry Kiser. Gente do mal tenta destruir a floresta de Tanglewood. Chuck Norris, agora herói ecológico, não permitirá que tal dano à natureza seja praticado. Na verdade, se estivessem mesmo dispostos a proteger o meio ambiente, Norris & Norris mudariam de ramo.

O Grande Mestre do Kickboxer
Bandeirantes, 22h.

(Death Cage). EUA, 1989, 92 min. Direção: Robert Tai. Com Robin Chou, Joe Lewis, Steve Tagg. Mestre de artes marciais perde alunos, prestígio e dinheiro após ter sido vítima de trapaça numa luta. Ele até muda de ramo. Mas, secretamente, continua treinando e alimentando seu sonho: voltar a enfrentar o sujeito que o havia trapaceado.

Arena da Morte
SBT, 22h15.

(The Arena). EUA, 2001. Direção: Timour Bekmambetov. Com Karen Mcdougal, Lisa Dergan, Jennifer Murphy. Bando de garotas romanas, selecionadas pelo imperador e oferecidas como último presente aos gladiadores antes de eles enfrentarem um dia na arena de batalha, agora também terá de participar das sangrentas disputas.

O Embaixador
Bandeirantes, 1h30.

(The Ambassador). EUA, 1984, 97 min. Direção: J. Lee Thompson. Com Robert Mitchum, Rock Hudson, Ellen Burstyn. Embaixador americano (Mitchum) vai ao Oriente Médio para tentar pôr panos quentes nas desavenças entre árabes e israelenses. Logo ele se torna, claro, excelente alvo para os terroristas. Bom assunto devidamente vulgarizado e impessoalizado.

Codinome: Wolverine
SBT, 1h50.

(Code Name: Wolverine). EUA, 1996. Direção: David Jackson. Com Antonio Sabato Jr., Traci Lind, Richard Brooks. Ex-fuzileiro naval norte-americano precisará usar tudo que aprendeu em seus velhos tempos de militar quando, ao viajar com mulher e filho para a Europa, pega por engano uma mala carregada de entorpecentes. Em represália, os bandidos sequestrarão sua família. Mas ele parte para a ação, pois, em seus bons tempos, seu codinome Wolverine causava admiração entre amigos e inimigos.

Intercine
Globo, 1h55.

O mais votado pelos telespectadores entre "Mistério, Sedução e... Morte!" (EUA, 1990, direção de Shuki Levy, com Lenny von Dohlen, Deborah Shelton, Robert Vaughn) e "O Justiceiro" (EUA/ Austrália, 1989, direção de Mark Goldblatt, com Dolph Lundgren, Louis Cossett Jr., Bryan Marshall) será exibido na sessão interativa de hoje.

As Coisas Mudam
Globo, 3h30.

(Things Change). EUA, 1988, 100 min. Direção: David Mamet. Com Don Ameche, Joe Mantegna. Mantegna é o mafioso encarregado de vigiar um "laranja" (Ameche), contratado para assumir a culpa por um crime no lugar de um chefão. Mas, como as coisas são dinâmicas na vida, as relações entre os dois ganharão contornos inesperados para a situação. Belo filme.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

Babenco abre o coração

"Coração Iluminado" (Cinemax Prime, 23h15) é quase o inverso de toda a obra de Hector Babenco.
O assunto é estritamente pessoal, íntimo (grosso modo: um homem em visita ao pai doente recorda sua paixão por uma mulher perturbada).
As interpretações são desiguais (a notar: Maria Luiza Mendonça é fenomenal), o filme todo é desigual (a primeira parte bem superior à segunda). No entanto, existe ali uma paixão que nunca outro filme de Babenco transpareceu.
Não há ali o "assunto do momento" para servir de esteio, como de hábito, nem ao menos um bom livro que garanta a nobreza do projeto. Por isso, talvez, existam ali momentos de poesia absolutamente rara. A quem abrir os olhos ela se mostrará. (INÁCIO ARAUJO)


CINEMA

"Cineview" destaca filmes baseados em catástrofes
O Telecine Premium traz, às 21h10, no "Cineview", reportagem sobre produções hollywoodianas inspiradas em tragédias, como "Inferno na Torre", "Impacto Profundo" e "Titanic", entre outras. O programa ainda mostra o trailer e a festa de lançamento do longa-metragem "Scooby-Doo".

BATE-PAPO

Gabi recebe a atriz Marieta Severo no GNT
O "Marília Gabriela Entrevista" de hoje (GNT, 21h) tem por convidada Marieta Severo. A atriz, atualmente na TV como a dona-de-casa Nenê, do seriado "A Grande Família" (Globo), fala sobre sua carreira, a separação do músico Chico Buarque, os netos, as filhas e o projeto de fazer cinema no segundo semestre.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! A conta do Maluf é uma esfiha aberta!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.