São Paulo, quinta, 9 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo console incrementa festival

especial para a Folha

A quinta edição do Festival Internacional de Órgão São Bento conta com uma importante aquisição: reformado no ano passado, o novo console (mesa de comando do órgão) tem agora eletromecânica sofisticada para comandar até 2.376 combinações de registros (que proporcionam os diferentes timbres do órgão de tubos).
"Os organistas estrangeiros que convidamos se sentirão em casa com a qualidade de som do órgão alemão Walker de 1954 e o seu novo sistema de comando", diz José Luis de Aquino, diretor do festival, organista titular do mosteiro há 17 anos e coordenador do curso de órgão da Unesp.
Especialmente para comemorar os 400 anos do mosteiro, o primeiro concerto, na terça-feira, conta com a Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico e Solistas do Teatro Municipal de SP. No programa, missas de Schubert e Haydn e ainda o "Concerto em Fá para Órgão e Orquestra", de Haydn, solado por Luís de Aquino.
O festival espera receber público de cerca de 6.000 pessoas para os dez concertos da série, que já integra ciclo de festivais de órgão na América do Sul, junto aos de Buenos Aires e Montevidéu.
A maior parte dos intérpretes desta edição é européia. Mas apresenta-se também um brasileiro que ensina em Genebra (Marcelo Giannini) e um raro concerto "a quatro mãos e quatro pés" de Aquino com a uruguaia Maria Garcia Banegas. (AM)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.