São Paulo, quinta, 9 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTE SACRA
Mosteiro de São Bento celebra 400 anos

Moacyr Lopes Júnior/Folha Imagem
A restauradora Nilva Calixto retoca imagem de Cristo no interior do Mosteiro de São Bento



Com obras restauradas, instituição religiosa programa uma série de eventos para comemorar o quarto centenário; já a igreja N. Sra. da Paz festeja hoje o dia de sua padroeira e briga para conseguir patrocínio parar reformas


ALVARO MACHADO
especial para a Folha

Com ritual solene, lançamento de selo, restauração de pinturas murais, festival de música de órgão e vários projetos culturais em andamento, o Mosteiro de São Bento em São Paulo dá início amanhã às comemorações de 400 anos de presença da instituição na vida religiosa e cultural da cidade.
A ermida inicial foi fundada em julho de 1598 por Frei Mauro Teixeira.
O primeiro momento das comemorações será a "Solenidade Litúrgica de São Bento", cantada pelos monges em gregoriano, amanhã, às 19h, na igreja do mosteiro.
Trata-se da cerimônia de "vésperas" da data reservada, no calendário litúrgico, a Bento da Núrsia, santo fundador da ordem que leva o seu nome e iniciador da tradição ocidental de conservação de bens culturais.
Compreende-se aí parte do acervo clássico de povos greco-latinos, judaicos e orientais.
Após as vésperas será lançado um selo com imagem de São Bento, que circulará pelos Correios.
Poderão ser vistas ainda as recém-restauradas pinturas do baldaquino da igreja, que permaneceram escurecidas por décadas (leia texto nesta página).
Também programou-se música para marcar a efeméride. No próximo dia 14, tem início o 5º Festival Internacional São Bento de Órgão, com um concerto especial que abre uma série de dez apresentações.
Mais música: ainda este mês, um coro formado por 30 monges começa a gravar um CD, sugestão insistente dos fiéis, que já conta com patrocínio (Serasa Ltda.).
Com gravações na própria nave da igreja, pretende-se um disco sem efeitos de engenharia sonora. "Cantamos diariamente e, embora estejamos nos preparando, nessa gravação haverá mais espírito do que técnica vocal", diz o mestre do coro, Dom Rocco Fraioli - também organista acompanhante das missas quando o titular do instrumento se ausenta.

Centro Cultural São Bento

Devagar -por causa da falta de patrocínio-, mas com constância, há três anos estão sendo tocados os projetos do futuro Centro Cultural do Mosteiro, coordenado por Fraioli.
O Centro, que franqueará o acervo artístico beneditino à visitação, será sediado num casarão histórico nos fundos do conjunto beneditino, atualmente em reformas.
Os beneditinos de São Paulo também estão adquirindo equipamento para a informatização da biblioteca beneditina, com mais de 80 mil volumes, muitos deles de valor inestimável.
A catalogação será feita pelos próprios monges, com auxílio de bibliotecários. Posteriormente, o material será disponibilizado na Internet para consultas pelo endereço www.mosteiro.org.br.
Os livros mais raros serão reproduzidos em fac-símile.
Finalmente, há planos de se editar livro de arte sobre os quatro séculos de história da instituição religiosa.
Atualmente, o mosteiro de São Bento conta com 42 internos e tem possibilidade de admitir até 10 postulantes por ano.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.