São Paulo, quinta-feira, 09 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corpo é cremado em Salvador e cinzas serão jogadas sob mangueira

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Sem a presença de parentes ou amigos, o corpo do escritor Jorge Amado foi cremado no início da tarde de ontem, no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.
Após duas horas e meia, as cinzas do escritor foram colocadas em uma pequena urna. Zélia Gattai, 85, que conviveu com Amado durante 56 anos, deve receber as cinzas na manhã de hoje.
Atendendo a pedido do escritor, que morreu na última segunda-feira de insuficiência cardíaca, as cinzas deverão ser jogadas sob uma mangueira plantada pelo próprio Amado, em sua casa.
Segundo Zélia Gattai, apenas os parentes do escritor vão assistir à cerimônia. "Vamos atender a todos os seus desejos", disse.
Inicialmente, as cinzas deveriam ser jogadas hoje, mas existe a possibilidade de a cerimônia ser transferida para amanhã, dia em que Amado completaria 89 anos.
Ontem, o governador da Bahia, César Borges (PFL), anunciou o lançamento do Prêmio Literário Jorge Amado. "O que eu posso adiantar é que o valor do prêmio será o maior ou um dos maiores da arte e literatura brasileiras".
De acordo com Borges, o prêmio será anual e entregue ao vencedor em 10 de agosto, dia em que Amado nasceu. Os integrantes da Academia Brasileira de Letras serão os responsáveis pelo julgamento do prêmio.
Depois de dois dias fechada, a Fundação Casa de Jorge Amado, localizada no Pelourinho (centro histórico), voltou a funcionar normalmente ontem.
A fundação, que tem 200 mil documentos sobre a vida e a obra do escritor, recebeu cerca de 300 pessoas pessoas até as 16h.
"Em média, recebemos cerca de 150 pessoas por dia. Com a morte dele, é claro que o número de visitantes iria aumentar", disse a diretora da entidade, Miriam Fraga.



Texto Anterior: Literatura: Vaga de Jorge Amado na ABL é aberta hoje
Próximo Texto: Multimídia: Principais jornais ingleses noticiam morte
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.