São Paulo, segunda-feira, 09 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Projeto provoca polêmica desde o governo FHC

DA REPORTAGEM LOCAL

A Ancine (Agência Nacional do Cinema) foi criada em 2001 por medida provisória pelo governo Fernando Henrique Cardoso, a partir de estudos formulados pelo Gedic (Grupo de Desenvolvimento da Indústria do Cinema).
Compunham o Gedic, entre outros, o cineasta Cacá Diegues, que é crítico à proposta de criação da Ancinav apresentada pelo Ministério da Cultura de Gilberto Gil; o exibidor Luiz Severiano Ribeiro, que é membro do atual Conselho Superior de Cinema; o vice-presidente de Relações Institucionais das Organizações Globo, Evandro Guimarães.
A medida de criação da Ancine excluiu proposta do Gedic que previa a inclusão da televisão nos esforços de fomento da produção nacional por meio da destinação de "4% do seu faturamento publicitário para a co-produção e aquisição de direitos de antena dos filmes brasileiros de produção independente". A ausência do item no texto final da medida foi atribuída à ação de lobby das empresas de TV.
No governo Luiz Inácio Lula da Silva, a secretaria do Audiovisual do MinC determinou o objetivo de obter para si o poder de regular também as TVs e obrigá-las a contribuir com o financiamento do cinema brasileiro. Tenta fazer isso com o projeto da Ancinav. (SA)



Texto Anterior: Política cultural: Agência do Cinema teme bloqueio de suas atividades
Próximo Texto: Multimídia: "Galáxias" celebra Haroldo de Campos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.