São Paulo, quarta-feira, 09 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

Rodrigo Paiva/Folha Imagem
Dona Ruth, com Fernando Henrique Cardoso: "Deixa eu existir!"


"Não me ofenda"

Numa concessionária da Mooca, com carros de até 82 mil dólares no salão, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso participou de evento beneficente, anteontem. Distribuiu autógrafos em seu livro e assistiu ao show da cantora Ná Ozetti na mecânica da concessionária, adaptada para os 700 convidados da festa. Entre eles, a ex-primeira-dama Ruth Cardoso, que chegou sozinha, quase uma hora depois do marido. "Ah, não. Por favor", diz, ao ser abordada pela coluna. "Entrevista agora não. Deixa eu existir!". Fernando Henrique Cardoso, gentil, fala com os repórteres. Sobre o PCC, sobre a reeleição. "Daqui a pouco teremos uma quase guerrilha urbana no país", diz. Sobre a possibilidade de ajuda do governo Lula a SP, responde: "Não vou entrar numa seara que está toda minada. O governador de SP sabe o que está fazendo". A entrevista acaba quando, ao defender o instituto da reeleição mas criticar supostos abusos do presidente Lula, FHC é confrontado por um radialista: "O senhor foi acusado das mesmas coisas na época...". "Não, não fui, não! Não me ofenda. Eu não aceito a comparação." Seguranças retiram o ex-presidente da mesa. "Agora acabou", diz FHC. O espetáculo de dança do coreógrafo Ivaldo Bertazzo ia começar.

Inclusão parlamentar
Só nos anos de 2005 e 2006, os deputados apresentaram 25 emendas prevendo recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia para a aquisição de unidades móveis de inclusão digital -os ônibus que agora foram colocados sob suspeição pelo deputado Fernando Gabeira, que acusa o PSB de ter montado, no Ministério, um esquema que poderia ser semelhante ao dos sanguessugas.

UNIVERSAL
De acordo com registros oficiais disponibilizados no site Contas Abertas, foram R$ 13 milhões em emendas só em 2005 para a aquisição dos ônibus. Deputados de quase todos os partidos pediram recursos -PT, PFL, PTB, PMDB, PSL e até o deputado Babá, do PSOL de Heloisa Helena (que não teve recursos liberados).

TURMA
O governo contemplou o PSB com os recursos mais generosos. A maior emenda liberada, de R$ 1.080 milhão, foi do deputado Paulo Baltazar (PSB-RJ). Alexandre Cardoso (PSB-RJ) apresentou quatro emendas para "inclusão digital", mas os recursos não foram liberados, de acordo com os dados do Contas Abertas.

MARACUJÁ
O Ministério Público de SP preparou ontem um comunicado para acalmar os promotores, em alerta desde que o prédio da rua Riachuelo foi atacado pelo PCC. O texto reforça que quem se sentir inseguro tem direito à escolta armada.

TOP TRÊS
Abrigo do jantar de Lula e do almoço de Alckmin para arrecadação de fundos para a campanha, o Jockey Clube de SP também convidou Heloisa Helena para passar o chapéu por lá. Ainda não recebeu resposta.

GAROTINHA
No site de Heloísa, aliás, a candidata era descrita ontem como "A garota sertaneja de coração valente".

O ALMOÇO PELA JANTA
Para minimizar as demissões causadas pelo fim do "SBT São Paulo", a direção de jornalismo da emissora está de calculadora na mão. Trocou, por exemplo, um editor com alto salário por outros três que ganham menos.

BAÚ
Raquel Arnaud fechou parceria com a galeria francesa Denise René e colocará à venda 15 obras vindas de Paris. Entre as peças, gravuras de Mondrian, cada uma a 1.200 dólares.

CURTO-CIRCUITO

MARY ZANDER E DIOGO ACCIOLY comandam hoje os picapes da festa Jack Daniel's Winter Chill, no Figa Dining Club.
O GRUPO AFROREGGAE faz o show "Nenhum Motivo Explica a Guerra", hoje, às 21h30, no Tom Brasil Nações Unidas.
A MOSTRA "AMRIK", sobre a influência da cultura árabe no Brasil, fica em cartaz na galeria Olido, de hoje a setembro.
O "ÁGUA JAZZ FESTIVAL", que começa hoje e vai até o dia 13, em Águas de São Pedro, terá mostra de caricaturas de Paulo Caruso e degustação de pratos típicos de New Orleans.
O SOMMELIER SEBASTIÃO MARTINS comanda degustação de vinhos para convidados, hoje, às 20h30, no La Casserole.
A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOPEDAGOGIA recebe inscrições para o próximo congresso, marcado para outubro.


Texto Anterior: Análise: Brecht não era um típico brechtiano
Próximo Texto: João Pereira Coutinho: A solidão de Churchill
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.