São Paulo, sábado, 09 de agosto de 2008

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Erro de site e superlotação deixam fãs de João Gilberto sem ingresso

Ticketmaster informou que algumas compras não foram efetivadas

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

Parte do público (incluindo leitores e reportagem da Folha) que comprou ingressos no site da Ticketmaster para os shows de João Gilberto em São Paulo descobriu ontem que não terá entradas devido a falhas no sistema e à oferta acima da capacidade do Auditório Ibirapuera, local das apresentações.
Como o mecanismo do site só efetiva a compra após a "confirmação do pagamento do cartão de crédito" e da "disponibilidade de lugares", a empresa pode oferecer mais entradas do que as disponíveis (506 para cada dia, já excluídos 300 convidados por dia), pois não considera o processo feito no site como uma venda, mas apenas uma "colocação de pedido".
Com isso, o comprador não é cobrado antes da confirmação de seu lugar, mas pode perder o assento mesmo não tendo problema de aprovação de crédito.
Foi o que aconteceu com dois leitores que preferiram não se identificar, mas que enviaram à reportagem da Folha as mensagens que receberam da empresa ontem, com o assunto "Seu pedido foi cancelado" -a Ticketmaster diz que o pedido de compra "não foi processado, pois os lugares escolhidos (...) não estão disponíveis".
Os compradores não tiveram a opção de escolher seus lugares na compra -segundo a Ticketmaster, a não-escolha é o procedimento padrão, ainda que o Procon-SP tenha considerado o método irregular.
Outro problema foi um defeito no sistema da Ticketmaster, que afetou as tentativas da reportagem da Folha de comprar ingressos. Usando dois computadores, a reportagem havia comprado três ingressos de R$ 360: dois para o dia 14 e um para o dia 15. Ontem, a reportagem recebeu e-mail confirmando a compra do ingresso para o dia 15, mas nenhuma informação sobre os demais.
Após ligar para a central de atendimento da Ticketmaster e informar o número do pedido, a reportagem foi avisada de que ele não existia no sistema.
"Esse pedido teve um erro de processamento e não foi concluído", disse a atendente. Questionada sobre a causa do problema, ela disse que "na confusão, houve esse erro".
Não foi possível quantificar o total de pessoas prejudicadas. Procurada pela reportagem, a Ticketmaster não respondeu até a conclusão desta edição.

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