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TELEVISÃO
Tim Burton estréia em comercial de TV
das agências internacionais
É cada vez maior o número de
cineastas que dirigem filmes publicitários para a TV nos EUA. O
mais novo seguidor dessa tendência é Tim Burton, diretor de "Batman", "Edward Mãos de Tesoura" e "Ed Wood", entre outros.
Ele acaba de rodar em Los Angeles o novo filme da campanha dos
chicletes Hollywood.
Diretores como Spike Lee e John
Woo recentemente fizeram comerciais para a fabricante de artigos esportivos Nike. John Woo, de
"A Outra Face" e "A Última
Ameaça", rodou seu filme no
Brasil, no aeroporto do Galeão
-quem não se lembra do anúncio, estrelado por Ronaldinho,
Denílson e outros craques da seleção brasileira?
Não é difícil entender porque esses consagrados cineastas topam
emprestar seu talento a essa que é
considerada uma "arte menor".
Em média, eles recebem US$ 500
mil por dois ou três dias de trabalho. Mas não é só isso que os atrai.
Pelo menos é o que eles dizem.
"Num comercial eu posso testar
várias técnicas ainda experimentais. Há muitas possibilidades,
nossa criatividade não encontra limites", afirma John Woo.
Para diretores novos, como é o
caso do ator Steve Buscemi (de filmes como "Fargo" e "Armaggedon"), fazer um comercial é um
desafio diferente. "Você tem de
contar uma história inteira em 30
segundos. Cada momento é importante", diz. Buscemi está
atualmente dirigindo um comercial para a WNBA (liga feminina
de basquete dos EUA).
Quando um anunciante ou uma
agência convida um cineasta como Woo ou Burton para dirigir os
filmes de suas campanhas, uma
das grandes esperanças é que o
produto final tenha um pouco a
marca do seu autor.
Isso é visível nos comerciais dirigidos por Spike Lee (onde o hip
hop e o rap embalam as imagens
dos astros negros do esporte) e no
filme que David Lynch (de "Veludo Azul" e "A Estrada Perdida")
dirigiu para um teste de gravidez,
que tem uma boa dose de suspense em seu intrigante final -a garota faz o teste, mas o telespectador não fica sabendo se o resultado é positivo ou negativo.
A tendência norte-americana
também se manifesta no Brasil. O
cineasta mais badalado atualmente no país, Walter Salles Jr., já dirigiu comerciais para a Braspérola e
para os cigarros Free. Murilo Sales
e Ugo Giorgetti também já fizeram
filmes publicitários.
Essa é uma das maneiras que encontraram para custear seus filmes. Outra possibilidade é dirigir
clipes, com já fizeram Cacá Diegues e Beto Brant.
Colaborou
Francisco Martins da Costa, da Redação
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