São Paulo, domingo, 09 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

MTV terá canal feito só por independentes

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A MTV do Brasil prepara um novo canal pago, previsto para ser lançado em 2006, que só terá material de bandas e produtores independentes, sem vínculos com gravadoras e redes de televisão.
O nome do canal, Wiki, vem de Wikipédia, enciclopédia na internet em que qualquer pessoa pode adicionar ou alterar o conteúdo.
"Será um canal de música brasileira independente. Não terá só videoclipes mas notícias também. Se um produtor independente fizer um documentário, um ‘talk-show’ ou uma série de entrevistas, eu exibo", anuncia André Mantovani, diretor-geral de mídia eletrônica do Grupo Abril e diretor-geral da MTV.
O executivo afirma que o canal terá conceito que lembra o "faça você mesmo", mas com controle editorial por parte da MTV. Segundo Mantovani, não custará caro, porque o material será bancado por terceiros. Programação não faltará, acredita.
"Hoje, metade do que chega à MTV é produção independente. Com a internet e a tecnologia, produção independente não é mais uma coisa tosca, mas de boa qualidade, criativa", defende.
O Canal Wiki deverá, até o final do ano, ser submetido à aprovação do conselho administrativo da Abril. Se aprovado, no início de 2006 já será oferecido à Neo-TV (associação que representa operadoras de TV paga não ligadas à Globo, como a TVA, e que somam 900 mil assinantes).

OUTRO CANAL

Detetive A HBO finalmente definiu a data de estréia da série "Mandrake", sua primeira produção no Brasil, estrelada por Marcos Palmeira. Será no dia 30. Por causa das fortes cenas de sexo, o canal optou por exibi-la apenas após as 23h.

Estresse A jornalista Christiane Pelajo tirou férias de dez dias e voltou à bancada do "Jornal da Globo" na última quarta. Mas, apesar do descanso, não conseguiu disfarçar seus tiques nervosos. Ela volta a se afastar do jornal, durante 15 dias, em dezembro. Antes, em novembro, será a vez de William Waack.

Eleição 1 O site de relacionamentos Orkut já acumula cerca de 200 comunidades montadas por candidatos a uma vaga na sexta edição de "Big Brother Brasil". A maioria faz a linha "Fulano no BBB 6" e tenta juntar o maior número possível de membros (um deles já tem mais de 4.000) para demonstrar força e popularidade à Globo.

Eleição 2 A Globo, no entanto, diz que o Orkut será solenemente ignorado na seleção de "BBB 6". Afirma que, além do próprio candidato, pesa também a combinação de seu perfil com o de outros concorrentes, para que o resultado seja um bom "elenco".

Permuta A Record voltou a negociar com a Fox os direitos do "reality show" "Troca de Família", em que o marido ou a mulher de uma família mora na casa de outra família por 15 dias e vice-versa.

E-mail - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.