São Paulo, domingo, 09 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"COLEÇÃO GÂNGSTERES - VOL. 2"

James Cagney estrela os três filmes da caixa

Pacote reverencia passado policial

RODOLFO LUCENA
EDITOR DE INFORMÁTICA

Cinéfilos passadistas e nostálgicos de carteirinha vão adorar, e os mortais comuns também podem passar horas divertidas com o novo pacote da "Coleção Gângsteres", que traz três filmes estrelados por James Cagney -dois deles com a presença de Humphrey Bogart, o sedutor de "Casablanca".
A estrela da caixa é "Heróis Esquecidos", espécie de crônica romanceada do pós-Primeira Guerra nos EUA. Além dele, há o dramático "Fúria Sanguinária" e o sacarino "Anjos de Cara Suja".
Dirigido por Michael Curtiz, que mais tarde assinaria "Casablanca", "Anjos..." só vale mesmo pela curiosidade. Trata-se de uma história piegas filmada com todos os truques de direção para torná-la ainda mais sentimentalóide. Os closes mostrando esgares nos rostos, com a intenção de revelar o intenso drama que se desenrola no interior do personagem, só fazem rir os espectador de hoje, por mais que a memória cinematográfica deva ser reverenciada.
A trama, então, é digna do nome. Amigos na juventude, dois garotos pobres trilham diferentes caminhos, um enfrentando reformatório e cadeia e virando um gângster, e outro se transformando em religioso que cuida dos garotos do bairro -eles, também, candidatos ao crime. Já adultos, os dois heróis se reencontram e aí rolam camaradagem, enfrentamentos e cumplicidade.
James Cagney, um dos mais famosos durões da Hollywood do século passado, fica mais diabólico em "Fúria Sanguinária" (1949) -que é dirigido por Raoul Walsh, especialista em filmes de ação. Ele encarna um gângster cuja violência só é igualada pelo sofrimento com dores de cabeça infernais e pela ingenuidade afetiva.
A qualidade das imagens é surpreendente, e os jogos de luz e sombra ajudam a manter o espectador acordado e até com certo interesse na história, que inclui complicações como um agente federal infiltrado na gangue, amores e traições entre os bandidos.
Interessados em tecnologia devem atentar à parafernália eletrônica usada pela polícia para seguir os movimentos de um dos carros dos criminosos -hoje, tudo aquilo fica na tela de uma aparelho que cabe na palma da mão.
Mas o mais educativo e interessante do pacote é "Heróis Esquecidos". Trata-se de uma espécie de documentário romanceado, que usa a trajetória de um ex-soldado para mostrar o gangsterismo, um dos subprodutos das imensas modificações sociais e econômicas ocorridas nos EUA do final da Primeira Guerra ao crash da Bolsa, em 1929.
De novo, Cagney é o protagonista, e Bogart, no papel de homem mau, é sua "escada". Ainda no terreno dos atores, destaque para as loiras do pacote, que batem cílios e fazem muxoxos, disparam olhares fulminantes e se derretem, conquistam e traem.
E a diversão se completa com a ótima oferta de extras. Cada DVD traz um programa de cinema completo, tal e qual se costumava ter outrora, com jornal, trailers, desenho animado e curta-metragem. Os curtas, por sinal, são especialmente divertidos -mas os extras não têm legendas.


Coleção Gângsteres - Vol. 2
Heróis Esquecidos    
Fúria Sanguinária    
Anjos de Cara Suja    Distribuidora: Warner; R$ 90, em média


Texto Anterior: Televisão: Aos 51, Lillian Witte Fibe "continua errando"
Próximo Texto: Wise retrata tensão da Guerra Fria
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.