São Paulo, terça-feira, 09 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

João Sal/Folha Imagem
Jato particular de Otávio Piva de Albuquerque


NOS CÉUS COM NOSSA SENHORA

"Um amor sem limites"

Em meio ao caos aéreo e a alertas de controladores sobre a segurança de se voar no Brasil, um jato particular tem provocado curiosidade nos hangares do país.

 

O avião, um Raytheon Premier, tem desenhada, na cauda, uma imagem de Nossa Senhora, e no peito um enorme coração. O jato é de Otávio Piva de Albuquerque, dono da Expand, a maior importadora de vinhos do país, e irmão de Eliana Tranchesi, a dona da Daslu.
 

Ele explica que a imagem nada tem a ver com medo de voar. "Ela está no avião há alguns anos. É a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que em 1917 surgiu para se contrapor ao nascimento do comunismo na Rússia. Eu sou devoto de Nossa Senhora, a mãe de todos nós."
 

"A imagem no avião é um sinal de devoção a ela. Eu acho que a gente não deve ter vergonha da nossa fé", diz Otávio. "Nossa Senhora traz o amor, traz a paz, traz o consolo. Eu estou falando com você neste momento, e estou falando com todo o amor. Nossa Senhora me lembra que tenho que amar, um amor sem limites."
 

Ele diz que a devoção foi herdada da mãe, Lucia. "A morte de minha mãe foi uma experiência muito dolorosa, e Nossa Senhora foi o meu consolo." Otávio conta que recentemente conheceu uma moça que, abandonada pelo marido, pensou em suicídio. "Nossa Senhora deu a ela forças. Jesus, quando estava morrendo, falou ao apóstolo João: "Eis aí a tua mãe". Ele sabia que a gente ia precisar de uma mãe."

GO HOME
O governo dos EUA exigiu, há alguns dias, fazer uma "visita" aos Cindactas, os centros de defesa e controle do espaço aéreo brasileiro. Esbarrou na resistência do ministro da Defesa, Nelson Jobim. A "visita", que na prática seria uma fiscalização, está cancelada até ordem em contrário.

BAÚ DE DOR
A Comissão de Anistia se reúne esta semana para analisar 136 processos de moradores da região onde ocorreu a Guerrilha do Araguaia (PA) que pleiteiam indenização por terem sido perseguidos pela ditadura militar. Serão analisados depoimentos colhidos no local, de gente que diz ter sido torturada e escravizada para trabalhar na mata. Há denúncias de pessoas que dizem ter tido os filhos roubados, crianças que jamais reapareceram.

SOL
E a comissão marcou para a última semana de outubro o julgamento de sete profissionais da imprensa que também podem ser indenizados -entre eles, os cartunistas Ziraldo e Jaguar e Reinaldo Jardim, criador do jornal "O Sol" -aquele que enchia Caetano Veloso "de alegria e preguiça".

CARA A CARA
O usineiro João Lyra, de Alagoas, avisou ao Senado que só participa de acareação se for com o próprio Renan Calheiros -a quem acusa de usar laranjas para comprar rádios no Estado.

REBATIZADO
O restaurante Fidel, na rua Haddock Lobo, tem novos sócios e vai mudar de nome, para Haddock Jardins.

REPICADO
A brasileira Bethy Lagardère, viúva do bilionário francês Jean-Luc Lagardère, abandonou o corte chanel reto e está deixando o cabelo crescer. Ela esteve no sábado no MG Hair, nos Jardins. Já sem mecha branca, Bethy pediu um repicado que não tirasse o comprimento, distribuiu sorrisos e foi embora com uma amiga.

VIROU NOVELA
A invasão da USP de meados do ano vai parar na novela da Globo: Aguinaldo Silva decidiu colocar o episódio em "Duas Caras". Estudantes e sem-terra vão invadir a faculdade de Branca (Suzana Vieira). "Vou relatar a invasão do ponto de vista dos invadidos, e não dos invasores", diz Silva, afirmando que o evento não será mostrado "como um ato progressista".

DESENCONTRO
E, depois de José Dirceu, quem ficou chateado com Aguinaldo Silva foi o cineasta Luiz Carlos Barreto, o Barretão. É que "Duas Caras" tem um advogado espertalhão e corrupto que se chama "Barretão". O cineasta nega o mal estar, mas espeta: "Não é possível que esse rapaz [Aguinaldo] guarde na alma um episódio ocorrido há décadas e leve isso para a novela". Aguinaldo e ele se desentenderam por causa do roteiro de um filme, nos anos 90.

CODINOME
Aguinaldo já decidiu: vai pedir ao diretor Wolf Maia que mude o nome do personagem, de "Barretão" para "Barreto". "Estou pasmo. Em momento algum pensei no Barretão [cineasta], de quem eu até gosto, quando criei o personagem", diz o novelista.

SOCIAL
Barretão e José Dirceu, por sinal, jantaram juntos na sexta-feira na pérgula do hotel Copacabana Palace, no Rio.

NOIVA SAFRA
"Tudo na medida, simples e chique". Assim resume uma das convidadas o jantar da família Safra, no sábado, na Sala SP, para "apresentar à sociedade paulistana" Shari Finkelstein, noiva de Jacob Safra. Shari, advogada em Nova York, trajava um longo branco sem brilhos. A decoração tinha toalhas verdes e arranjos com rosas e orquídeas brancas. O jantar kasher foi do bufê Fasano, que serviu nhoque de semolina, peixes e saladas -tudo servido por garçons com quipá. José Serra e a mulher, Monica, estavam entre os 500 convidados.

CURTO-CIRCUITO

O ARQUITETO RICARDO OHTAKE autografa hoje, a partir das 19h, o livro "Oscar Niemeyer", da série Folha Explica, no Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros.
REALI JR. lança no dia 22, em Paris, "Às Margens do Sena", na Maison da América Latina, no Boulevard Saint Germain.
JOÃO LARA MESQUITA lança o livro "O Brasil Visto do Mar sem Fim", hoje, às 19h, no restaurante Dom Pedro, nos Jardins.
OS FOTÓGRAFOS Gustavo Scatena, Daniel Deák e Sérgio Barzaghi inauguram a exposição "Imagem Paulista: Paisagens de São Paulo", hoje, às 19h, no saguão do restaurante Refeitório, na Vila Olímpia.
O PRÊMIO SAÚDE! anuncia hoje os vencedores da votação que elegeu os melhores projetos de saúde em sete categorias, a partir das 20h, no teatro Abril, na Bela Vista.
O PROFESSOR Jacques Marcovitch lança hoje o livro "A Saga do Desenvolvimento do Brasil - vol. 3", às 18h, na FEA/USP.

com DIÓGENES CAMPANHA, MARIANA BASTOS e DÉBORA BERGAMO

Texto Anterior: LCD reflete crise de identidade de Nova York
Próximo Texto: Cecilia Giannetti: Calor e paranóia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.