São Paulo, sábado, 09 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTRELINHAS

Romance, 500

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Já tem endereço no Brasil um dos trabalhos mais ambiciosos já feitos sobre o romance. O megaprojeto italiano "Il Romanzo", que busca definir os contornos do gênero literário às vésperas dos seus 500 anos, será publicado pela Cosac & Naify.
Coordenado por Franco Moretti, da Universidade de Stanford, esse panorama global dos seguidores de "Dom Quixote" (1504) já tem dois de seus cinco tomos lançados na Itália. Esse par de catataus de 900 páginas deve sair aqui ainda em 2003.
Elaborado por mais de 200 intelectuais do mundo todo, a obra da editora Einaudi se concentra não na linha do tempo literário, mas em seus casos exemplares.
Dois romances nacionais têm tratamento especial no projeto. O primeiro volume traz análise de "Macunaíma", de Mario de Andrade, feita por José Luiz Passos. Roberto Schwarz está colocando ponto final em ensaio sobre "Quincas Borba", de Machado de Assis, para o quarto tomo.

FORA DA ESTANTE

Um dos principais dramaturgos dos últimos cem anos, Harold Pinter segue um desconhecido das livrarias brasileiras. Escritor e persona pública de pulso forte, esse inglês de 72 anos já escreveu mais de 60 livros. Salvo raras exceções, como o "Volta ao Lar" editado nos anos 70 na saudosa coleção "Teatro Vivo", da Abril Cultural, em tradução de Millôr Fernandes, por aqui, necas.

BONANÇA
Na contramão do "apertem os cintos" do mercado brasileiro, a editora Artmed fechou um negócio de US$ 250 mil. A casa gaúcha comprou da gigante americana Mc Graw-Hill os direitos da série de livros técnicos Schaums Outline, que já vendeu 30 milhões de cópias.

BRAVO
A "picolla" editora brasileira Berlendis & Vertecchia ganhou prêmio do governo da Itália. Por sua coleção "Letras Italianas", que chega ao 22º título este mês, com o inédito "O Último Natal de Guerra", de Primo Levi, Donatela Berlendis será homenageada em Roma, em dezembro.

CEM ANOS DE SOLIDÃO
Em meio ao incenso global por sua recém-lançada autobiografia, Gabriel García Márquez anunciou que fará uma de suas rarésimas aparições públicas. O Nobel colombiano deve visitar a Feira do Livro de Guadalajara, no México, espécie de Frankfurt latina, que abre no dia 30.

BARBAS
Companheiro Karl Marx volta às estantes em alto estilo, durante o governo Lula. A editora Boitempo prepara novas traduções, anotadas, de cinco títulos. A vedete é a versão completa de "A Ideologia Alemã", sem edição nas estantes nacionais.

PROCURA-SE
Em uma caçada digna da família Corleone, a editora americana Random House está atrás de algum escritor que possa fazer um novo romance da saga mafiosa "O Poderoso Chefão". Os filhos do autor do original, Mario Puzo, morto há três anos, participam das buscas.

E-mail: elek@folhasp.com.br

  HOJE Intelectuais como Antonio Candido, Alfredo Bosi e Dalmo de Abreu Dallari se reúnem às 18h30 na igreja de são Domingos (r. Caiubi, 126, SP) para lançamento do livro "Utopia Urgente", que homenageia frei Carlos Josaphaat   HOJE O haicai reúne poetas como Alice Ruiz, Alonso Alvarez e Teruko Oda no 14º Encontro Brasileiro de Haicai, no espaço cultural Casa do Lago, na Unicamp (tel. 0/xx/19/3289-3803)   TERÇA O escritor Nelson de Oliveira lança "O Século Oculto", livro de crônicas e ensaios sobre autores malditos (ou quase), no bar Central das Artes (r. Apinagés, 1.081, SP)   TERÇA "Marxismo e Estruturalismo" é o tema de debate que confronta Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder na Biblioteca Nacional (mais informações pelo tel. 0/xx/21/2533-2237, RJ)


Texto Anterior: Na rede: Paulo Coelho coloca obras de graça na web
Próximo Texto: "A Maldição do Macho": Oliveira narra a cegueira do desejo masculino
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.