São Paulo, quarta-feira, 09 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERUDITO

Il Campanello Di Notte" tem apresentações hoje e sexta

Banda Sinfônica interpreta ópera cômica de Donizetti no São Pedro

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

Gaetano Donizetti (1797-1848) é um nome de peso na ópera séria italiana ("Lucia de Lammermoor", por exemplo). Mas ele também escreveu comédias leves. A mais conhecida é "O Elixir do Amor". E uma das menos conhecidas, embora também deliciosa, é "Il Campanello Di Notte" (campainha noturna).
Pois é justamente essa a ópera que estará sendo encenada hoje e sexta, no teatro São Pedro, com a direção do maestro Abel Rocha.
Ele estará à frente da Banda Sinfônica do Estado, que já demonstrou ter a habilidade necessária para participar de produções líricas. Fez no ano passado o clássico "Orfeu", de Cláudio Monteverdi.
"Quando assumi a banda, sabia que poderia fazer apenas uma ópera por ano. Precisei de início chamar a atenção pelo inédito. Foi o "Orfeu", com tuba e saxofone", diz o maestro.
Sua segunda produção teria como mote uma peça desconhecida de algum conhecidíssimo compositor de repertório. "Óperas como o "Campanello" não entram na programação do Municipal", diz Abel Rocha, embora ela tenha sido lá exibida, nas vesperais líricas, pela última vez em São Paulo.
A história é singela e obviamente engraçada. Henrico (cantado por Homero Velho) é apaixonado por Serafina (Gabriella Pace). Mas esta acaba de se casar com o farmacêutico Don Annibale (Pepes do Valle). Como este precisa viajar logo depois da noite de núpcias, Henrico ficará de vigília nas imediações do casal para evitar que o casamento se consume.
O elenco traz ainda, como Spiridione, o tenor Sérgio Weintraub, e, como Madama Rosa, a mezzo-soprano Regina Mesquita. Ou seja, um excelente time de cantores, a começar por Homero Velho, que fez um belo Masetto em recente encenação de "Don Giovanni", de Mozart, em Campinas.
O Coral do Estado foi preparado por Nibaldo Araneda. E a direção cênica será de Hugo Possolo, um dos grandes especialistas em comédia deste país.
A Banda Sinfônica se apresenta usualmente no teatro Sérgio Cardoso. Essa migração por duas récitas ao São Pedro tem algumas razões práticas, diz Rocha. "O fosso do S. Pedro é mais adequado. O palco, mesmo menor, é mais equipado."


Il Campanello di Notte
Quando:
hoje e sex., às 21h
Onde: teatro São Pedro (r. Barra Funda 171, SP, tel. 0/xx/11/3667-0499)
Quanto: R$ 20 e R$ 40


Texto Anterior: Rumos compila 50 artistas e tenta montar base para novos músicos
Próximo Texto: DVD: Caixa recupera Golias na SP dos anos 60
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.