São Paulo, sexta-feira, 09 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRECHOS DO LIVRO DA MOSTRA
As correspondências entre "A Divina Comédia" e o filme ["Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver"] são numerosas. A descida aos infernos de Zé começa quando ele cai sobre a lama onde estão deitados os danados (canto 6 do "Inferno"). Em seguida, há um terremoto (canto 3), que leva Zé ao círculo seguinte; os demônios chicoteiam (canto 18) e cravam tridentes na carne dos pecadores (canto 22); estes se arrastam pelos caminhos (canto 29), sofrem crucificações (cantos 16 e 23), são presos com correntes (canto 31), mordidos por serpentes (canto 24), enterrados de ponta-cabeça no fundo da gruta (canto 19) e colocados em poços (canto 31).
Alexandre Agabiti, que defendeu tese sobre Zé do Caixão na Universidade de Paris

Enquanto [o cineasta italiano] Mario Bava ousa anunciar o número de vítimas no título "Sei Donne per l"Assassino" [seis mulheres para o assassino], Mojica apresenta o elenco na abertura de "À Meia-Noite Levarei Sua Alma" por meio das cenas de suas respectivas mortes.
Carlos Primati, pesquisador

Dependendo do ponto de vista adotado, "Finis Hominis" pode ser visto como um anárquico libelo antitradição ou simplesmente um bizarro e engraçado filme-piada, aproveitando a bem conhecida e já bastante utilizada semelhança formal entre profecia e loucura, entre relativização dos valores da sociedade e insanidade.
Ruy Gardnier, editor da revista eletrônica de cinema "Contracampo"


Texto Anterior: Cineasta terá talk-show na TV paga
Próximo Texto: Negativos do filme "A Praga" foram encontrados no lixo 27 anos depois
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.