São Paulo, sexta-feira, 09 de novembro de 2007 |
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TRECHOS DO LIVRO DA MOSTRA As correspondências entre "A Divina Comédia" e o filme ["Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver"] são numerosas. A descida aos infernos de Zé começa quando ele cai sobre a lama onde estão deitados os danados (canto 6 do "Inferno"). Em seguida, há um terremoto (canto 3), que leva Zé ao círculo seguinte; os demônios chicoteiam (canto 18) e cravam tridentes na carne dos pecadores (canto 22); estes se arrastam pelos caminhos (canto 29), sofrem crucificações (cantos 16 e 23), são presos com correntes (canto 31), mordidos por serpentes (canto 24), enterrados de ponta-cabeça no fundo da gruta (canto 19) e colocados em poços (canto 31). Alexandre Agabiti, que defendeu tese sobre Zé do Caixão na Universidade de Paris
Enquanto [o cineasta italiano] Mario Bava ousa anunciar o
número de vítimas no título "Sei Donne per l"Assassino" [seis
mulheres para o assassino], Mojica apresenta o elenco na
abertura de "À Meia-Noite Levarei Sua Alma" por meio das
cenas de suas respectivas mortes.
Dependendo do ponto de vista adotado, "Finis Hominis"
pode ser visto como um anárquico libelo antitradição ou
simplesmente um bizarro e engraçado filme-piada,
aproveitando a bem conhecida e já bastante utilizada
semelhança formal entre profecia e loucura, entre relativização
dos valores da sociedade e insanidade.
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