São Paulo, sexta-feira, 09 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Negativos do filme "A Praga" foram encontrados no lixo 27 anos depois

EDITOR DO FOLHATEEN

"A Praga" esperou 27 anos para ver a luz do projetor e terá suas primeiras exibições públicas nas duas aberturas da mostra: hoje na Cinemateca, às 20h30, para convidados, e amanhã no CCBB, às 18h30, para o público. Os eventos contarão com a presença dos cineastas José Mojica Marins, que filmou o média-metragem de forma caseira em Super-8 em 1980, e Eugênio Puppo, produtor da mostra e responsável por finalizar essa obra.
Conta a história de um jovem casal que tem a vida mudada após o rapaz receber uma praga de uma bruxa velha. A velha é interpretada por Wanda Kosmo, que morreu este ano e a quem o filme é dedicado.
"A Praga" transpira Brasil por todos os poros", escreve Carlos Reichenbach no texto de apresentação. Sim, há rodas de macumba e susperstições caboclas, mas são os rostos dos figurantes (escalados em suas aulas de interpretação) que saltam da tela. São tão comuns que só podem ser vistos nos filmes incomuns de Mojica.

Leitura labial
Para finalizar o média de uma hora, a equipe de Puppo filmou cenas adicionais (também em Super-8) e montou o material após encontrar os negativos num saco de lixo, num canto do escritório de Mojica. Trilha sonora e créditos foram adicionados.
Como não havia som original nem transcrição dos diálogos, recorreu-se aos serviços de uma deficiente auditiva, que fez a leitura labial das cenas. A partir daí, o filme foi dublado.
Imagens dos pesadelos dos personagens foram capturados em outros filmes de Mojica, como "À Meia-Noite Levarei Sua Alma", de 1964, e "Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver", de 1967.
Também foram usadas cenas de uma de suas aulas, registradas na mesma época da filmagem. O resultado é surpreendente. Sofisticado, sem deixar de ser primitivo.
A intenção de Puppo é lançar o filme comercialmente em meados do ano que vem. (IF)


Texto Anterior: Trechos do livro da mostra
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.