São Paulo, sexta-feira, 09 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

THIAGO NEY

Teia pop

A cantora Kylie Minogue lança rede própria na internet e joga luzes sobre as comunidades virtuais

ENQUANTO O Radiohead alimenta discussões em torno do futuro do comércio da música, Kylie Minogue ilustra uma movimentação mais concreta e real: a comunicação entre artistas e fãs em comunidades virtuais.
Na última segunda-feira, Kylie estreou o Kylie Konnect (kyliekonnect.com/), mais do que um site, uma espécie de "MySpace da Kylie". Os fãs da cantora criam um perfil próprio e podem montar blogs, trocar fotos e mensagens e enviar recados via celular para ela.
Há a promessa de que os usuários terão acesso a conteúdos (músicas, fotos etc.) exclusivos no portal. O site tem como função colateral promover o lançamento de "X", novo disco da australiana, que chega às lojas no próximo dia 26.

 

Mesmo com um design horroroso, com funcionabilidade desastrosa e a eterna lentidão, o MySpace tornou-se o principal meio de divulgação de música pop. Todo mundo (menos o Radiohead...) está ali, de Madonna ao Bo$$ in Drama (projeto mais do que recomendado de um curitibano de 20 anos).
Um possível concorrente ao MySpace é o Facebook, de incidência ainda tímida no Brasil. Parte do portal foi comprada recentemente pela Microsoft, que desembolsou US$ 240 milhões (cerca de R$ 417,6 milhões) por apenas uma fatia do site. Pois o Facebook anunciou que está criando uma plataforma especialmente para bandas. Ainda em fase experimental, o site oferece aos artistas a possibilidade de criar um perfil com biografia, fotos, músicas, vídeos etc. e servir -ou seja, tudo o que o MySpace também oferece, mas, dizem, com um design mais limpo do que o concorrente.
 

O MySpace ataca por outro(s) lado(s). Está lançando em uma dezena de países versões locais do portal. O Brasil está incluso. Ainda em fase beta, o http://br.myspa ce.com já trouxe promoções com Cachorro Grande e Pitty -a cantora coloca em sua página uma versão demo de uma de suas faixas. Mas... poderiam melhorar um pouco esse layout...
 

Amanhã tem o festival Planeta Terra, em São Paulo. Kasabian, Datarock, Devo, Tokyo Police Club, Instituto, Supercordas, Pato Fu. Mas, não sei, acho que os shows do festival serão os de Lily Allen, The Rapture, Cansei de Ser Sexy e Vitalic. Depois a gente vê se eu acertei.
 

O Nokia Trends, festival que acontece em 8 de dezembro em São Paulo, terá também apresentação "eletrônica" de Lucio Maia, guitarrista da Nação Zumbi.
 

A quem interessar possa: acabaram os ingressos de pista, área VIP e cadeira especial para o show do Police no Rio de Janeiro, no estádio do Maracanã, que acontece em 8 de dezembro.

thiago@folhasp.com.br

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Cinema/estréias - Crítica/"Planeta Terror": Horror tolo de Rodriguez rende dois ou três risos amarelos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.