São Paulo, sexta-feira, 09 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLEÇÃO FOLHA

Disco inclui abertura de ópera do célebre compositor vienense

Novo CD destaca sinfonias de Haydn

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Mestre do classicismo vienense, amigo e admirador de Mozart, e professor de Beethoven, Franz Joseph Haydn (1732-1809) é o tema do volume de domingo da Coleção Folha de Música Clássica.
Haydn não foi propriamente o inventor da sinfonia, mas, pela quantidade (escreveu mais de cem) e qualidade de obras que deixou no gênero, costuma ser tido como o autor que deu à forma sinfônica o "status" privilegiado de que ela desfruta até hoje.
Ele passou boa parte da vida fazendo música na propriedade de seus patrões, os Eszterházy, até que o falecimento do príncipe Nikolaus, em 1790, lhe concedeu a oportunidade de viajar.
Em Londres, a produção de Haydn já era divulgada pelo musicista e empresário Johann Peter Salomon, que organizava concertos públicos na capital britânica. A convite de Salomon, Haydn visitou a Inglaterra em 1791 e 1794 e, por encomenda deste, escreveu suas derradeiras sinfonias. É o caso das duas representadas no disco, a de nš 94 e a de nš 100.
A Sinfonia nš 94 ganhou a alcunha "Surpresa" por causa do "susto" dá nos ouvintes no segundo movimento da obra. Já a Sinfonia nš 100 foi apelidada "Militar" devido à utilização de instrumentos de percussão que, então, apareciam nas bandas do exército.
Além de sinfonias, Haydn escreveu música em praticamente todos os gêneros de seu tempo. Enquanto os quartetos de cordas são celebrados como modelos de excelência, as óperas estão relativamente esquecidas. O CD de domingo resgata algo da produção para o palco, trazendo a abertura de "La Fedeltà Premiata".


Texto Anterior: Pop: Chambaril faz o elogio da colagem
Próximo Texto: Nas lojas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.