São Paulo, sexta-feira, 09 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Completando 60 anos, compositor, arranjador e maestro sobe ao palco do Teatro Municipal, no Rio de Janeiro

Wagner Tiso celebra carreira experimental

LUIZ FERNANDO VIANNA
DA SUCURSAL DO RIO

Para comemorar 60 anos de vida e 45 de carreira, Wagner Tiso sobe hoje, às 20h, ao palco do Teatro Municipal, no Rio, para interpretar todos os seus papéis: músico, compositor, arranjador e maestro.
"Não sou reducionista. Gosto de compor, orquestrar, tocar e experimentar de tudo", diz o pianista, que também tocará acordeom desta noite.
Dividido em cinco blocos, o concerto comemorativo começa com uma fase bem experimental de Tiso: o período do grupo Som Imaginário, que reuniu nos anos 70, em Minas, nomes como Toninho Horta, Luiz Alves e Nivaldo Ornelas. Os quatro executarão três temas com Tiso e a Orquestra Petrobras Sinfônica, que participará de todos os blocos.
A segunda parte enfoca os primeiros anos do músico no Rio. Ele receberá no palco o amigo Paulo Moura, que lhe encomendou seus primeiros arranjos. Em homenagem a ele, Tiso compôs "Choro Samba Quebra". A outra inédita da noite é "A Flor do Cais", feita em parceria com Geraldinho Carneiro para que Cauby Peixoto cantasse.
"Meu primeiro contrato no Rio foi assinado pelo Cauby, que era dono da boate Drink. Mas eu era seu fã desde a infância em Três Pontas [MG]. Por isso, eu pedi para ele cantar "A Pérola e O Rubi". Foi a primeira música que eu o ouvi cantar na rádio Nacional", conta Tiso.
Gal Costa, que trabalhou várias vezes com Tiso, interpreta "Sua Estupidez" e "Camisa Amarela", e volta mais tarde para dividir "Solar" com Milton Nascimento.
Milton cantará músicas dos tempos que animava bailes com Tiso, como "Castigo" e o bolero "Aqueles Olhos Verdes", uma canção disco "Milagre dos Peixes" ("Viola Violar") e a principal parceria, "Coração de Estudante".
"O melhor de tudo é receber os amigos e ver como eles estão felizes de participar", assinala Tiso, que ainda contará no palco com Uakti, Tizumba e a Guarda de Moçambique do Divino.
Não estão sendo vendidos ingressos para o concerto. Boa parte das entradas foi conseguida por pessoas que doaram brinquedos para a Associação Saúde Criança Renascer, que fica no parque Lage (rua Jardim Botânico, 414, 0/xx/ 21/2286-9988).


Texto Anterior: Comida: "Menu Confiança" visita terra do bacalhau
Próximo Texto: Carlos Heitor Cony: Receita para qualquer biografia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.