São Paulo, sexta-feira, 09 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMIDA

"Menu Confiança" visita terra do bacalhau

CRISTIANE LEONEL
DA REPORTAGEM LOCAL

Se, em alguns momentos, o programa "Menu Confiança" caiu no marasmo, por limitar-se à apresentação de pratos e suas possíveis harmonizações com vinhos numa pequena cozinha, os especiais da Noruega vêm com uma ótima reconciliação com o telespectador.
Durante o mês de dezembro, o GNT exibe, em três partes, a gravação de uma viagem do chef Claude Troisgros por terras norueguesas. Passeio este que se equilibra entre boas reportagens e risadas -proporcionadas pelo constante bom humor do apresentador.
No primeiro capítulo, Troisgros promete "desvendar o mistério "da" bacalhau" durante visita a uma fábrica especializada em Alesund, no leste norueguês. Ele apresenta todas as etapas de preparo de bacalhau, desde a pesca, momento em que se corta a cabeça e a joga no mar, até a secagem. Explica, aliás, uma curiosidade que muita gente ainda não sabe -bacalhau não é o nome do peixe, mas sim de quatro variedades de peixes (cod, ling, zarbo e saithe) após passarem por um processo de salga.
"Mas e o bacalhau porto que conhecemos no Brasil?", pergunta Troigros ao dono da empresa norueguesa. "É um cod, norueguês, mas de tamanho maior. Não tem nada a ver com a região portuguesa", explica o proprietário.
Outra informação interessante que Troisgros revela é a classificação do bacalhau (de todas as variedades), podendo este ser imperial ou universal. O primeiro é considerado de qualidade superior por não ter manchas ou marcas, por isso também mais caro.
E é esse tipo de bacalhau que Troisgros utiliza para preparar uma brandade de bacalhau (prato que leva creme de leite e muito azeite) já de volta ao Brasil, no estúdio de gravação. O prato é submetido à prova e sugestão de vinhos para acompanhá-lo de Renato Machado. O especialista propõe um branco do sul da França e um rosado clássico da Provença. Caso o prato seja preparado à moda portuguesa, Machado sugere um tinto, combinação mais que obrigatória nas festas de final de ano em Portugal.


Menu Confiança: Noruega
Quando:
amanhã, às 17h30; domingo, às 15h


Texto Anterior: Visuais: Jovens ocupam praça com mostra de vídeo
Próximo Texto: Música: Wagner Tiso celebra carreira experimental
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.