São Paulo, domingo, 09 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oscar da internet elege vídeos mais influentes

DA REPORTAGEM LOCAL

O gordinho empolgado que ficou conhecido como "Star Wars Kid" está lá, assim como a "LonelyGirl15" e a coreografia do Ok Go em cima das esteiras de ginástica.
Os três hits do YouTube, assistidos por milhões de pessoas, fazem parte da lista dos "12 Vídeos On-Line Mais Influentes de Todos os Tempos" que o Webby Awards (www.webbyawards.com) criou para promover sua 12ª edição -cujas inscrições estão abertas até o próximo dia 14, no site.
Considerado o Oscar da internet, o Webby é um prêmio anual criado em 1996 pela International Academy of Digital Arts and Sciences.
Em sua lista dos mais influentes, o Webby escolheu os que "representam um ponto de partida importante para táticas e tendências que florescem on-line atualmente".
Assim, entrou a animação "This Land" ("esta terra", baseada na música de Woodie Guthrie), de Greg e Evan Spiridellis, que retrata a disputa pela presidência dos EUA entre George W. Bush e John Kerry, em 2004, e foi considerada "a primeira paródia política altamente popular da internet" -teve três vezes mais visitantes do que os sites dos dois candidatos somados.
Entraram também os filmes publicitários da BMW, feitos por diretores como Ang Lee e Ridley Scott, com astros como Clive Owen e Madonna.
Os vídeos feitos por civis que mostram a destruição causada pela guerra entre Israel e o Hezbollah em 2006 também estão na lista, como representantes do que é considerada por muitos como a primeira "Guerra do YouTube".
(MARCO AURÉLIO CANÔNICO)


Texto Anterior: YouTube leva novata a Sundance
Próximo Texto: Outro Canal - Daniel Castro: Ibope medirá audiência em DVD e micro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.