São Paulo, sexta-feira, 10 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

A Turma do Boliche
SBT, 14h15.  

(Alley Cats Strike). EUA, 2000, 95 min. Direção: Rod Daniel. Com Kyle Schmid, Robert Richard. Grupo de adolescente meio "gauche", que adora boliche e é marginalizado pelo resto da garotada, encontra seu dia de glória quando uma competição estilo "cidade contra cidade" os coloca no centro dos acontecimentos.

O Pequeno Grande Time
Globo, 15h45.
  
(Little Giants). EUA, 94, 106 min. Direção: Duwayne Dunham. Com Rick Moranis, Ed O'Neill. Moranis é o homem que aceita formar um time de futebol americano com os jogadores rejeitados por outro técnico (O'Neill), que por sinal vem a ser seu irmão. A rivalidade entre irmãos anima a disputa, que tem como aspecto mais original o fato de a jovem Shawna ser a principal jogadora do time de Moranis. Comédia aceitável para matinê.

História de um Amor
Bandeirantes, 22h15.  

(The Slugger's Wife). EUA, 85, 105 min. Direção: Hal Ashby. Com Michael O'Keefe, Rebecca de Mornay. Jogador de beisebol casa com cantora de rock, o que provoca problemas para ambas as carreiras e os força a tomar algumas decisões amargas, embora seja mais amargo ficar à mercê da prosa fiada de Hal Ashby.

U.S. Marshals - Os Federais
SBT, 22h15.
   
(U.S. Marshals). EUA, 98, 131 min. Direção: Stuart Baird. Com Tommy Lee Jones, Wesley Snipes. Sequência de "O Fugitivo". Desta vez, Samuel Gerard (Jones) e equipe perseguem outro fugitivo, Wesley Snipes. O filme entusiasma menos, como "thriller", do que o original. Mas há quem o considere até mesmo superior. A conferir.

O Mestre dos Brinquedos 4
Bandeirantes,1h30.  

(Puppet Master 4). EUA, 93, 79 min. Direção: Jeff Burr. Com Gordon Currie, Chandra Sweet. Desta vez, os bonecos de André Toulon são ameaçados por outros brinquedos, também animados. Mas guerra é guerra, e o mestre tem um ás na manga.

Intercine
Globo, 1h55.

As opções desta sexta são a aventura "A Volta do Guerreiro Americano" (87, de Sam Firstenberg, com Michael Dudikoff, Steve James) e o policial "A Corrida da Vingança" (89, de Stuart Orme, com Pierce Brosnan, Tom Skerritt).

Causa: Morte Natural
Globo, 3h35. 

(Natural Causes). EUA, 93. Direção: James Becket. Com Linda Purl, Cary Hiroyuki Tagawa. Suspense sobre mulher que volta ao Vietnã 20 anos após a guerra. Ela descobrirá ser o alvo de uma surreal trama de vilões que querem reiniciar o conflito. (IA)

Último dos homens

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Dá para gastar anos tentando descobrir por que o filme "A Última Gargalhada" (Telecine Classic, 20h10) chama-se "A Última Gargalhada", e não "O Último dos Homens", por exemplo.
Talvez seja uma maneira de animar o espectador, embora o que ele vá ver tenha pouco a ver com riso: a história diz respeito a um porteiro de hotel que, por conta da idade, é rebaixado a zelador do banheiro.
Como em quase todo filme mudo, a intriga é razoavelmente sumária. Se o filme é o que é, deve muito a seu diretor, F.W. Murnau, que parece saber extrair de coisas como um uniforme (ah, os alemães adoram uniformes) todos os significados do mundo, sem por isso parecer metido a besta.
É um filme para aprender a gostar de cinema mudo, isto é, de cinema.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! O Parreira cospe, e o Gagallo engole!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.