São Paulo, terça-feira, 10 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


O carnaval de finados

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Frenesi nos anos 40 e 50, quando Errol Flynn e Burt Lancaster faziam suas piruetas nos grandes navios cenográficos da Metro, os filmes de pirata foram a pique. Sabe se lá o motivo. Só é certo que, nesta história de cinema que se faz de ciclos (agora, por exemplo, os épicos estão em alta), alguns tipos de filmes meio que desaparecerem do mapa, como a ficção científica, o musical e o western.
Que agora só reaparecem quando acompanhados de uma releitura, ou de uma paródia que sobretudo comenta sobre a própria inviabilidade deles hoje. Caso de "Piratas do Caribe" (HBO, 21h), onde o burlesco toma as rédeas, com Johnny Depp compondo seu pirata carnavalesco. Caminho, aliás, que o cinema recente brasileiro deveria tomar, em vez de se levar tão a sério.

TV ABERTA

Pânico no Mar
Record, 14h.
(Shark Hunter). EUA, 2001, 93 min. Direção: Matt Codd. Com Antonio Sabato Jr., Christian Toulali, Grand L. Bush, Velizar Binev, Heather Marie Marsden. Spencer é um cientista que, quando moleque, testemunha a morte de seus pais por um gigantesco tubarão, supostamente pré-histórico. Agora, com um batiscafo e uma pequena equipe, ele tenta matar o malvado bicho. Codd tem mais nome na direção de arte, e de lá não deveria ter saído.

Um Craque Animal
Globo, 15h45.
(Soccer Dogs - The Movie). EUA, 1999, 98 min. Direção: Tony Giglio. Com JJames Marshall, Sam Mcmurray, Olivia D'abo, Kyle Gibson, Jeremy Foley, Evan Cohen. Time de futebol perde seu melhor jogador e põe, no lugar, um cão. Que poderia, no caso deste filme um tanto bobinho, substituir o diretor. De todo modo, o horário ajuda.

O Especialista
SBT, 22h30.
(The Specialist). EUA, 1994, min. Direção: Luis Llosa. Com Sylvester Stallone, Sharon Stone, James Woods, Rod Steiger. O que fazem Stone, Woods e Steiger num filme desses? Contracenam com um dos piores atores da história do cinema, Sylvester Stallone, num filme idem. Aqui, ele faz um especialista em bombas atormentado e convidado para (literalmente) detonar numa vingança contra os criminosos que mataram os pais de uma bela loira. A lembrar: Llosa é o diretor do improvável "Anaconda".

Intercine
Globo, 1h20.
O espectador pode optar entre dois dramas, ambos se passando em países que não os EUA, "Justiça Vermelha" (1997, de Jon Avnet, com Richard Gere, Bai Ling, Bradley Whitford, Byron Mann) e "Amarga Ambição" (1999, de Ismail Merchant, com Greta Scacchi, Madhur Jaffrey, James Wilby, Sarah)

Aconteceu num Sábado
SBT, 3h.
(Uptown Saturday Night). EUA, 1974, 104 min. Direção: Sidney Poitier. Com Sidney Poitier, Bill Cosby, Harry Belafonte, Richard Pryor. Além da direção de Poitier e das inúmeras paródias a outros filmes, a trinca de ases do elenco engorda o interesse desta comédia sobre irmãos que dão uma passadinha em nightclub suspeito e entram numa enrascada, quando um deles tem sua carteira roubada por uma gangue. Se não igual à farra delas, esse filme garante uma boa noitada televisiva. Exibição destinada para São Paulo e arredores.

Um Sábado Agitado
Globo, 3h30.
(One More Saturday Night). EUA, 1986. Direção: Dennis Klein. ComTom Davis, Nan Woods, Frank Howard. Comédia de erros em que ocorrem encontros desastrados entre uma babá, um viúvo deprimido, um rapaz rebelde que roubou o carro do pai e uma jovem que brigou com o namorado. Tudo isso em um sábado. Em outras palavras, comédia cheia de erros. (PSL)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Bahia Urgente! Padre Pinto solta a franga!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.