São Paulo, segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Documentário sobre clássico precedeu filme

DO ENVIADO A SAN FRANCISCO

Diversos nomes já estiveram envolvidos na adaptação de "On the Road", como Jean-Luc Godard, Gus van Sant e Francis Ford Coppola (que possui os direitos desde o fim dos anos 1970).
Quando Walter Salles foi convidado a fazer a adaptação, em 2004, dirigiu um documentário com depoimentos de especialistas e personagens retratados no livro de Kerouac ("Searching for On the Road", ainda não finalizado).
Foi o mesmo processo de "Diários de Motocicleta" (2004). Para o diretor, conversar com quem viveu a história na pele era "uma obrigação". "Foi o que nos tornou menos ignorantes sobre o mundo que essas pessoas redefiniram."
Personagens retratados por Kerouac, que morreu em 1969, foram ouvidos, como Carolyn Cassady, ex-mulher de Neal Cassady (1926-1968), que inspirou o protagonista do romance, Dean Moriarty. Allen Ginsberg, que forma o trio principal com Kerouac e Cassady, morreu em 1997.
"Cada interlocutor tem uma visão diferente dos fatos. É o que torna a adaptação ao mesmo tempo tão fascinante e tão difícil", afirma Salles.
"Barry Gifford, roteirista da versão que seria dirigida por Gus van Sant, escreveu um livro genial compilando essas visões contraditórias, intitulado "Jack's Book". Segundo Gifford, quando Allen Ginsberg leu o manuscrito do livro, disse: É como "Rashomon". Todo mundo conta uma versão diferente, e é daí que a verdade surge." (MS)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Crítica/Show: Amy oscila entre o nervosismo e a coragem
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.