UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo estuda criar segunda rede nacional




DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A TV Globo já tem prontos estudos para criar ainda neste ano uma segunda rede nacional de televisão. A nova rede ocuparia canais UHF de atuais e novos parceiros em todo o país. Transmitiria em horários alternativos parte da programação dos canais pagos da Globosat, reprises do acervo da Globo e programas jornalísticos e de entretenimento regionais.
O projeto, batizado internamente de "Rede 2", faz parte do plano da Globo de regionalização de produções e de receitas publicitárias. Substitui o Young People, formatado em 2001 para ser um canal jovem.
A "Rede 2" já conta com negociações avançadas com parceiros em São Paulo e no Nordeste. Em São Paulo, o provável parceiro seria o empresário João Carlos Di Gênio, que cederia o sinal da CBI (canal 16) para a nova rede. Um passo importante para o acordo foi dado no final do ano passado, quando Di Gênio, com o apoio da Globo, recebeu do Ministério das Comunicações o canal 14 para retransmitir em São Paulo a Cable Link, geradora do empresário em Brasília. O 14 é atualmente usado pela afiliada da Globo em Mogi das Cruzes (Grande SP), que irá mudar para outra frequência.
Já a TV Globo passa a ter em 1º de abril duas novas afiliadas. Às atuais 113 emissoras da rede serão agregados o canal de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, em Taubaté, e uma nova geradora em Itapetininga, ambos em SP.

OUTRO CANAL

Armistício 1
Band e Rede TV! selaram um acordo de paz na semana passada. Ficou acertado que uma emissora não irá assediar artista da outra, e vice-versa, e que a Rede TV! deixará de tentar conquistar afiliadas da Band.

Armistício 2
Discretamente, Marcelo de Carvalho, vice-presidente da Rede TV!, fez circular um comunicado em que afirma que "não existe, nem jamais existirá, qualquer iniciativa da Rede TV! no sentido de assediar afiliadas com contrato com a Bandeirantes".

Armistício 3
Trata-se de um recuo estratégico. A Band chegou a ameaçar processar Carvalho e a "lavar roupa suja" em seus telejornais. Já o pacto anti-assédio entre SBT e Record está por um fio. Silvio Santos não gostou de ver a concorrente se aliar à Globo na batalha pelo Campeonato Paulista.

Final feliz
Insatisfeito com as mudanças no organograma do SBT, Alfonso Aurin, superintendente de engenharia da emissora, chegou a um acordo com Silvio Santos. Responsável pela implantação de um novo sistema de medição de audiência, Aurin permanecerá no SBT. Mas responderá diretamente a Silvio Santos _e não a Jean Teppet, da "empresa" de produção e programação.

Panela
Cátia Fonseca (ex-"Note Anote", da Record) está cotada para substituir Solange Couto no "Bom Dia Mulher" (Rede TV!).

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: Filmes e TV paga
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.