São Paulo, quinta-feira, 10 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Nostalgia do homem puro

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Talvez um dia se investigue por que, no início do século 21, a perda de memória foi tantas vezes, e de modos diferentes, invocada pela ficção cinematográfica -e quase sempre com sucesso.
"O Homem sem Passado" (Max Prime, 14h30), de Aki Kaurismäki, é um filme europeu, e como tal, nestes tempos de indústria cultural triunfante, reservado a pequenos públicos.
Mas estes se entusiasmaram, mundo afora, com o filme. Que desenvolve, em suma, a nostalgia de um homem puro, pois, tendo perdido a memória, sua vida recomeça do zero: sem pai ou mãe, conceitos ou preconceitos.
Mas, se existe uma pureza original do homem, o que o contamina a não ser outros homens? Que se chame isso "sociedade", "capitalismo" ou o que for, isso não é senão o próprio homem.

TV ABERTA

Lloyd - O Feioso
Record, 14h.
(Lloyd). EUA, 2001, 73 min. Direção: Hector Barron. Com Todd Boslet, Brendon Ryan Barret. Menino feio e esquisito, obviamente discriminado pelos colegas na escola, apaixona-se pela mesma garota que interessa a um menino muito popular. Será uma dura batalha.

Sabrina Vai a Roma
Globo, 15h55.
(Sabrina Goes Rome). EUA, 1998, 100 min. Direção: Tibor Takacs. Com Melissa Joan Hart, Eddie Mills. Filme (para TV) da série em que Melissa Joan Hart faz a aprendiz de feiticeira Sabrina. Aqui, tendo ido a Roma, ela experimenta o que a mitologia quer que lá experimentem as americanas em geral: aventuras românticas.

Meu Amigo Einstein
SBT, 22h30.
(Breakfast with Einstein). EUA, 1999. Direção: Craig Shapiro. Com Thomas Gottschalk, Priscilla Presley. Einstein, no caso, é um cão sem dono que recebe este nome do menino que o recolhe. Feito para TV.

Intercine
Globo, 1h40.
Para hoje, o espectador-eleitor pode escolher entre "Esperança e Glória" (Inglaterra, 1987, de John Boorman, com Sarah Miles, David Hayman) e "Segredo Milionário" (1995, de Artie Mandelberg, com Julianne Phillips, Nigel Bennet).

Harmonia Perfeita
SBT, 3h.
(Perfect Harmony). EUA, 1990, 93 min. Direção: Will MacKenzie. Com Peter Scolari, Darren McGavin. Em 1959, na Carolina do Sul, um jovem branco é marginalizado na Academia de Música Blenton por ser amigo de um menino negro. Esse será seu problema maior: vencer um concurso para solista da turma, apesar de suas ligações perigosas, numa atmosfera de francos conflitos raciais. O que puxa o filme é a música gospel.

A Volta do Guerreiro Americano
Globo, 3h40.
(American Ninja 2: The Confrontation). EUA, 1987, 90 min. Direção: Sam Firstenberg. Com Michael Dudikoff, Steve James, Larry Poindexter. Traficantes seqüestram agentes, praticam lavagem cerebral e transformam os rapazes em perigosos ninjas. Haverá, no entanto, alguém para enfrentar a situação catastrófica.

O Maravilhoso Homem Voador
SBT, 4h30.
(The Monkey's Uncle). EUA, 1964. Direção: Robert Stevenson. Com Tommy Kirk, Annette Funicello, Leon Ames. Jovem universitário batalha para inventar forma de o homem voar usando a própria energia. Um milionário prometeu uma fortuna para a faculdade caso isso fosse conseguido. Mas a fortuna prometida é uma fantasia. O filme também é uma fantasia. Só para São Paulo. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Acabou a gandaia! Eu quero um trio acústico!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.