São Paulo, terça-feira, 10 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO NERVOSO

Livro comemora 10 anos da revista eletrônica "Nerve", site com fotos e textos nos quais sexo e erotismo são tratados com inteligência

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REPORTAGEM LOCAL

São apenas quatro letras, mas sexo tem significados que não acabam mais. É o início da vida, origem de prazeres e de culpas, um elemento com muito apelo de marketing, fonte de inspiração e obsessões... A lista vai longe.
Na internet, sexo é com freqüência pornografia. Uma das exceções é a revista eletrônica americana "Nerve" (www.nerve.com), que ganha um livro comemorativo de seus dez anos, "Nerve -The First Ten Years" (importado, em inglês).
"Criamos a "Nerve" porque queríamos ler uma revista esperta sobre sexo. A ideia era desafiar os melhores escritores e fotógrafos a criar um trabalho que fosse explícito nos dois sentidos da palavra -honesto e sexy", escreve no prefácio o publisher Rufus Griscom. O volume, portanto, caminha nesse difícil espaço entre o pornô e o erótico, entre a arte e a pura sacanagem. Não é algo inédito, mas a "Nerve" o faz com excelência e bom humor.
Os contos, por exemplo, buscam surpreender o leitor, muito mais do que chocá-lo. Em "Rebecca", de Vicki Hendricks, vemos o despojado relato de gêmeas siamesas ligadas pela cabeça. Uma delas resolve perder a virgindade com o moço da loja de peixes, e o relato nunca cai no vulgar. Já "Fucking His Wife Four Months Pregnant with Their Third Child" (transando com sua mulher grávida de quatro meses de sua terceira criança), de Paula Bomer, traz um homem que vê na gravidez da mulher uma inesperada volta do vigor sexual.
Há também textos curtos, típicos de internet, além de listas, como o "Guia para ser uma Groupie" e a seção vinda do site "Conselhos Sexuais de..." diferentes profissões, de cantores country a padeiros.

Fotógrafos
Mas, para quem quer ir direto ao assunto e ver as imagens, o livro tem uma seleção democrática. Do já manjado Spencer Tunick, que reúne dezenas de pessoas nuas em cenários inusitados, a Natacha Merritt, jovem que colocava na internet cenas de suas transas casuais, a Nerve cria uma radiografia de pulsões e idiossincrasias.
Glen Glasser mostra uma série em que jovens casais transam em carros. Timothy Archibald entrou em garagens de americanos que construíram máquinas com próteses penianas -quem assistiu a "Queime Depois de Ler", dos irmãos Coen, vai entender.
O livro também tem entrevistas com "nomões" cuja obra tematiza sexo, como o escritores Norman Mailer (1923-2007) e o cineasta David Cronenberg ) -que resume: "O corpo humano vem em primeiro lugar na existência".



NERVE - THE FIRST TEN YEARS
Autor: vários
Editora: Chronicle Books
Quanto: R$ 129, em média (importado)




Texto Anterior: João Pereira Coutinho: TPI: Tribunal Poético Internacional
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.