São Paulo, segunda-feira, 10 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV PAGA

Programa não esclarece feito de Welles

CRÍTICO DA FOLHA

"Dias que Chocaram o Mundo -°Fatos ou Ficção", exibido hoje pelo The History Channel, é um estranho programa da TV norte-americana em que ao mesmo tempo se representa, se documenta e interpreta um fato, isto é: o espaço ocupado é, ao mesmo tempo, da ficção, do documentário e do ensaio.
De um tal arranjo se poderia esperar que surgisse, no mínimo, a verdade. No caso do programa dedicado à encenação de "Guerra dos Mundos", de H.G. Wells, por Orson Welles, em 1938, pelo menos, não é o que acontece.
Talvez "Dias que Chocaram" se dirija em particular a quem nunca teve contato com esses fatos, o que lhe daria um interesse pedagógico. Mas, a julgar pelo tratamento recebido por Orson Welles e sua encenação radiofônica de "Guerra dos Mundos", não é bem isso o que acontece.
Tem-se mais a impressão de que o alvo é um espectador distraído, que engole essas histórias como, no passado, engoliria o célebre "Acredite Se Quiser".
O programa tem três vertentes.
Numa delas, um locutor com voz saída de além-túmulo ora nos coloca a par dos fatos específicos referentes ao programa, ora ao contexto (a ameaça de guerra, o perigo de Adolf Hitler na Europa, as últimas conquistas tecnológicas da época etc.).
Ao lado dessa voz, corre a encenação: ora vemos Howard Koch, autor do roteiro, a concebê-lo, ora um gordo muito vagamente parecido com Welles, ora uma família em torno do rádio.
O resultado dessa adaptação de H.G. Wells foi um pânico histórico e que tornou Welles uma celebridade aos 23 anos.
Uma cena de época o mostra pedindo desculpas. Bem pouco.
A segunda parte do programa trata da descoberta publicada por um jornal britânico, em 1983, dos diários, até então perdidos, de Adolf Hitler. (IA)


Dias que Chocaram o Mundo - Fatos ou Ficção
Quando:
hoje, às 23h, no THC



Texto Anterior: Teatro: Albee escreverá nova peça em Princeton
Próximo Texto: Música: Jack Johnson é suave e não se envergonha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.