São Paulo, terça-feira, 10 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

Julia Moraes/Folha Imagem
RAIZ O Quinteto em Branco e Preto (na foto, Everson Pessoa, à frente, e Magno Souza) nasceu há dez anos, na zona sul de São Paulo e foi logo "batizado" por Beth Carvalho; o grupo de samba, que já se apresentou com Monarco, Paulinho da Viola e Almir Guineto, faz show hoje, no Tom Jazz, em Higienópolis

Desafinado
Mais mudanças (e polêmicas) à vista na área de cultura do governo José Serra: depois de trocar a direção do Condephaat e da TV Cultura, o governo quer mexer no Projeto Guri -menina dos olhos de Marcos Mendonça, que acaba de ser defenestrado da TV Cultura. Mendonça criou o Guri em 1995, quando era secretário da Cultura de Covas. O projeto hoje atende 60 mil crianças em 300 pólos da capital e do interior, oferecendo a elas ensino musical gratuito, com formação de orquestras. A intenção do governo é tirar Elizabeth Parro do comando do Guri.

DESAFINADO 2
O problema é que o conselho da OS (Organização Social) que administra o Projeto Guri está resistindo à mudança. A entidade tem independência formal em relação ao governo. Mas recebe cerca de R$ 30 milhões por ano da Secretaria de Cultura -o que, de acordo com um conselheiro, a torna "bastante suscetível a pressões".

MUITO AFINADO
E o maestro John Neschling antecipou seu retorno ao Brasil. Neschling - que já declarou que "eu posso me aborrecer [com os boatos de que o governador José Serra pretende retirá-lo da Osesp] e tomar a iniciativa de ir embora" -, deveria ficar na Europa, onde comandou turnê da Osesp, até o fim do mês. Mas volta na próxima semana para substituir o maestro polonês Gabriel Chmura, que regeria as récitas dos dias 19, 20 e 21, mas não pôde vir ao Brasil por motivo de saúde.

FAMÍLIA
O governador Aécio Neves, de MG, confidenciou a amigos que pretende encomendar um filho à cegonha.

 

Aécio já é pai de Gabriela, 15, e anda unha e carne com a mãe dela, sua ex-mulher, Andréa Falcão.

DEZ MAIS DEZ
A atriz Maitê Proença e Rodrigo Paiva, da CBF, não formam mais o casal 20 das noites cariocas.

EM CASA
O publicitário João Santana, que fez a campanha de Lula em 2006 e foi o avalista da nomeação de Franklin Martins para o Ministério da Comunicação Social, visitou o presidente Lula recentemente em Brasília.

MUITO ESQUISITO
Ainda está muito mal explicado o fato de o ministro da Defesa, Waldir Pires, não ter conseguido um vôo para levá-lo do Rio a Brasília no dia 30, em que explodiu o motim dos sargentos do controle de tráfego aéreo. Outra autoridade, Gilmar Mendes, presidente interino do STF, também estava no Rio e conseguiu voltar a Brasília, a bordo de um turbohélice VC-97. O vôo foi controlado pelo Centro de Operações Militares do Cindacta 1, que opera a circulação militar no espaço aéreo e não aderiu à greve.

LÁ VEM A NOIVA
Gabriel de Ségur de Charbonnières, herdeiro da SulAmérica Seguros, vai se casar com Izabel Simonsen Ferraz Ferreira. A cerimônia será na igreja São Pedro São Paulo e a festa, na Casa Fasano.

TRANSFORMAÇÃO
O Sesc Pompéia vai participar da Virada Cultural, em maio, com o tema "Kitsch". André Abujamra será Ray Conniff, Sérgio Bartolo, Kenny G, e Karine Alexandrino, Cher. Na rua central, será montado um salão de beleza, com cabeleireiros e manicure.

MARTELO CARIOCA
A Bolsa de Arte, no Rio, vai levar a leilão 140 obras, no dia 25. No pacote, o óleo sobre madeira "Paisagens", de Adriana Varejão, avaliado em R$ 350 mil. Até lá, a Bolsa espera que a Justiça libere o leilão de obras do acervo da Varig S.A, emperrado desde o ano passado, que será usado para bancar dívidas trabalhistas da companhia.

SHUNDI & SHUNDI
O empresário Enzo Barone, dono do restaurante japonês Shundi & Tomodachi, na rua Dr. Mário Ferraz, estuda processar Shundi Kobayashi -que foi chef de seu estabelecimento e abriu o Original Shundi, há um mês, na mesma rua. "Tenho o restaurante desde 2003. O nome Shundi & Tomodachi se consolidou. Ele deveria ter dado outro nome para o seu restaurante", diz Barone. "Shundi é o meu nome, não tenho por que não usar", diz Kobayashi.

CASA NOVA
A modelo Monique Olsen - que já fez campanhas para Dolce & Gabbana, Armani, Calvin Klein e Oscar de la Renta- deixou a Mega, agência que a revelou. Ela está agora na Ford.

CURTO-CIRCUITO

MARIA IGNEZ CORRÊA DA COSTA BARBOSA, jornalista e ex-embaixadora do Brasil, autografa, hoje o livro "Gentíssima", na Livraria da Vila da alameda Lorena, nos Jardins.
SÔNIA MENNA BARRETO abre, hoje, a mostra "Pintora de Fantasias", que fica em cartaz até 6 de maio, no MuBE.
A BANDA QUASÍMODO faz show beneficente, hoje, na festa "De Volta aos Anos 80", promovida pelo clube Ásia 70.
ANDREA TOMAT lança no Brasil a marca italiana Lotto, hoje, com almoço no Rodeio, e coquetel, à noite, no Devil Bar.
A ESTILISTA ISABELLA GIOBBI promove lançamento de sua coleção de inverno, hoje, na loja da alameda Lorena.
EDINHO ENGEL comemora um ano do restaurante Amado, em Salvador, com menu criado por ele e por Paulinho Martins.

com DANIEL BERGAMASCO, AUDREY FURLANETO E LUISA ALCANTARA E SILVA

Texto Anterior: Destaques da programação
Próximo Texto: Cecilia Giannetti: De balas, rugas e músculos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.