São Paulo, Sábado, 10 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRECHOS

""Tem o Brasil a configuração de um triângulo, cuja base, voltada para o Equador e para o Setentrião, se dirige em linha reta do Oriente para o Ocidente. (...) A região é ameníssima e salubérrima pela brandura do clima, e é disto indício a longa vida dos naturais, a qual atinge às vezes cem anos."

"Gostam da poligamia e do divórcio. Não tratam mal as esposas, antes as cortejam, menos quando embriagados, o que também é frequente com os holandeses. Em público, comprazem-se em tê-las por companheiras, usando esta ordem: se vão ao campo, precede o homem, pronto para investir uma fera ou enfrentar o inimigo; se estão de volta, caminha à frente a mulher, seguindo-a o homem, para ela escapar mais depressa de um perigo que sobrevenha. Em casa, têm-nas sob os olhos, receosos dos amores dos outros."

"Nassau (...) coibiu com penas os vícios que soem grassar nos primórdios das civilizações novas. De feito, os holandeses primeiro abriram o caminho para o poder e depois para o desregramento; porquanto, faltando então um governador (...), facilmente se abandonou a virtude, e, enfraquecida a disciplina, os naturais e os nossos patrícios deixaram as armas pelos prazeres, os negócios pelos ócios, maculando, de maneira vergonhosíssima, a boa fama de sua nação com a impiedade, os furtos, o peculato, os homicídios e a libidinagem. De sorte que era necessário um Hércules para limpar esta cavalariça de Áugias. Todos os flagícios (ações criminosas) eram divertimento e brinquedo, divulgando-se entre os piores o epifonema: "Além da linha equinocial não se peca", como se a moralidade não pertencesse a todos os lugares e povos, mas somente aos setentrionais, e como se a linha que divide o mundo separasse também a virtude do vício."



Trechos extraídos da edição de 1974 publicada pela editora Itatiaia com tradução de Cláudio Brandão.




Texto Anterior: Livro - Lançamentos: "Invasor" holandês recupera memória de Nassau
Próximo Texto: Obra estará em CD-ROM
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.